O Grupo Parlamentar do MpD acaba de publicar na sua página oficial a versão zero da proposta de regionalização do partido ventoinha, onde se prevê a criação de 10 regiões administrativas em Cabo Verde, o que resulta na eleição de 108 deputados regionais. A proposta ainda é embrionária, vai ser discutida com os cidadãos antes de subir ao Parlamento.
“A intenção do Executivo do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, é de discutir a proposta com os partidos políticos, com as organizações da sociedade civil e com todos os cidadãos, antes da apresentação ao Parlamento”, escreve o Grupo Parlamentar ventoinha, acrescentando que “a elaboração desta proposta é a concretização do compromisso assumido pelo MpD na campanha eleitoral em 2016 e que visa dotar Cabo Verde de um novo modelo de desenvolvimento do país, assente numa forte componente de descentralização”.
A proposta do MpD é cada ilha uma região, com excepção de Santiago, que terá duas regiões – Santiago Norte, abrangendo os concelhos de Santa Cruz, São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos e Santiago Sul, abrangendo os concelhos da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago.
As regiões, de acordo com esta proposta, terão dois órgãos, eleitos por voto universal e secreto, a saber: Assembleia Regional, que é o órgão deliberativo e Comissão Executiva Regional, que é o órgão executivo da autarquia, na medida em que a região é, nos termos do artigo 2 da proposta, “autarquia local supramunicipal”.
Com mandato de 4 anos, as Assembleias Regionais terão 9, 11 e 13 membros, conforme o território regional abarque menos de, igual a ou mais de 3 municípios, o que equivale dizer que as Assembleias Regionais de Boa Vista, Sal, Maio, Brava, São Vicente, terão 9 deputados regionais, a região de São Nicolau terá uma Assembleia Regional com 11 membros, e as regiões de Santiago Norte, Santiago Sul, Santo Antão e Fogo, terão uma Assembleia Regional com 13 membros.
Por seu turno, a Comissão Executiva Regional é composta por 1 presidente e 2 ou 4 secretários regionais, conforme o número de eleitores da respectiva região. O presidente da Comissão Executiva Regional é o primeiro eleito da lista mais votada da Assembleia Regional. Os secretários são, por sua vez, propostos pelos respectivos presidentes deste órgão executivo regional à Assembleia Regional, que a ratifica.
Feitas as contas, a criação das regiões administrativas, nos termos da proposta ventoinha, implicaria a eleição de 108 deputados regionais. Os deputados regionais são remunerados por meio de senhas de presença, a ser fixado pela Assembleia Regional. Os membros da Comissão Executiva Regional (presidentes e secretários) exercem as suas funções em regime de exclusividade. A proposta ora colocada à apreciação pública não determina as suas remunerações. Deduz-se, no entanto, que estas devem ser equiparadas às remunerações dos membros do Governo.
As regiões teriam competências diversas, no quadro do processo de desenvolvimento regional e nacional. O artigo 5 da proposta estabelece que “os órgãos próprios da região gozam de todos os poderes necessários à plena realização das suas atribuições, designadamente os de natureza consultiva, de planeamento, de regulamentação, de direcção, de gestão, de investimento, de fiscalização e de sanção”.
As finanças regionais serão objecto de regulamentação própria. De acordo com a proposta, constituem receitas regionais próprias "o produto das derramas regionais; participação no produto das receitas fiscais do Estado; participação no produto da renda da concessão dos aeroportos do Estado, no produto da venda de terrenos situados em Zonas Turísticas Especiais e no produto da taxa estabelecida pelo uso do solo, subsolo e do espaço aéreo por concessionários do Estado, a sair da parcela ora reservada a este; comparticipação em receitas consignadas, designadamente as resultantes da taxa ecológica, da contribuição turística e da taxa rodoviária, cobradas no território regional; comparticipações atribuídas no âmbito de contratos-programa; produto da cobrança de taxas e tarifas pela região; produto da venda de serviços pela região a entidades públicas ou privadas; rendimento de serviços da região, por ela administrados ou dados em concessão; rendimento de património próprio; produto da alienação de bens próprios; produto de multas ou coimas aplicadas pelos órgãos regionais ou que devam reverter para a região; produto de empréstimos que a região contraia; produto de heranças, legados, doações e outras liberalidades a favor da região".
A proposta prevê a existência de taxas regionais. Estas serão fixadas pela Assembleia Regional, sob proposta da Comissão Executiva Regional, dentro dos limites da lei. As taxas regionais podem recair sobre "utilização de sistemas e equipamentos da região; utilização de domínio público da região e aproveitamento de bens de utilização colectiva de âmbito regional; ocupação ou aproveitamento de instalações regionais de uso colectivo; prestação de serviços ao público pelos serviços regionais; concessão de licenças da competência dos órgãos regionais; ocorrência de outras situações ou actos relativamente aos quais a lei permita ou imponha a cobrança de taxas".
Serve também essa tanta badalada anúncio para confirmar que a essas dez ilhas estão entregues nas mãos de políticos desonestos, sem um visão ousada, prontos para comprometerem o futuro deste frágil país por causa de ego politico e interesses de grupinhos que pensam que somos todos uma cambada de idiotas.
Minha gente, não e necessário ser um gênio para entender que os desafios que este país enfrenta neste momento não é devido à ausência de regionalização, mais sim pela ausência de uma visão política inovadora e devido a ma governação dos recursos existentes.
Ainda devo dizer que os males que enfrentamos tem muito a ver com a vaidade, com o luxo, com a grandeza dos nossos representes políticos que ja os habituamos a viverem a custo de nos contribuinte.
Todo o arquipelo sera melhor governado e terá um melhor future, a partir do dia em que nós o povo decidirmos em basta e acabar de uma vez para sempre com as mordomias: residências oficiais carros, telefones e mais que privilegiamos aos nossos representantes politicos, e passrmos a exigir aos mesmos morarem nas suas proprias casas conduzirem os seus próprios carros … Nesse dia sim, passaremos a ter homens e mulheres honestas, competentes, capazes e disponiveis a concorrerem aos cargos políticos por interesse e por amor a terra e não gentes que querem chegar ao poder político para arrumarem as suas vidas e vida dos seus colaboradores.
Dja N da un vista di odju na pruposta lisin https://www.facebook.com/GPMPD/posts/1840707369509223 ----§---- Pruposta ka ben djuntu ku mudelu di kustus i benefisius. A nivel mundial, travon pa kriason di mas pruvinsias e analizi di kustus / benefisius, pois tudu algen ta kre manda na se kabesa... ----§---- Difinison di atribuisons di pruvinsias ta parse ku kel di munisipius i en vigor. Purtantu, so el ta ten signifikadu si na mesmu prujetu di lei o konjuntamenti ku es lei un otu lei difini taxativamenti atribuisons di munisipius i atribuisons di Governu. ----§---- Enfin, pa sidadon ten un ideia di kantu ta ben kusta-l es rejionalizason, e esensial ki es prujetu ben djuntu ku un pakoti, undi ta difinidu tudu ki es lei remete pa otu lejislason, nomiadamenti salarius di menbrus di Kumison Izikutivu Rejional. Sima el sta, es prujetu e un saltu na sukuru! ----§---- Talves stratejia e rinka denti poku poku ... ----§---- Di manera ki kuza sa ta bai, N ta konkorda ku "Sócrates de Santiago", istu e, N ta difende referendun, mas dipos di difinidu tudu kontornu di es rejionalizason, pois, di kontrariu, e vota na palavra i non na substansia. ----§---- Pa komodidadi di leitor, N aglutina, nun so post na internet, serka di 1 dizena di ensaiu ki N publika na jornais di es prasa na 2013 i 2014 pa dimonstra irasionalidadi di kriason di 10 pruvinsia autonomu nes Kabu Verdi pikinotinhu: http://tinyurl.com/yden9nzr
Já nem conhece a constituição da república.
Quer tornar Cabo verde em tribos.
Eu acho que ele deve chamar os gigantes que colocou fora para vir lhe socorrer.
Eu Sei que tanto o primeiro ministro como o ministro das finanças conhece a teoria do gigante.
Utilizem em vosso favor
Boa sorte
Sr. Solução kel li é solução de bateria... si bebê, ta mata... nho crê kabu ki Cabo Verde?
Agora pergunto, se as autarquias locais, em especial, as do MpDorlas não funcionam, o pessoal de Sonsenti acha que esta dita Regionalização vai resolver o dito problema de "centralização"?????
Pois, por isso que o MpDorlas engana e bem o "pov" de Sonsenti quando anda à cata do voto!
Muitos incautos!
Tse tse tse
Que tristeza esses "poves" umbiguistas e com tiques de bairrismo idiota, e ainda por cima sem cultura geral cabo-verdiana!
Mas cada "pov" tem os dirigentes que merece.
Eu cá só estou de "oleo" comendo as minhas pipocas, revendo o mesmo filme da década de 90 do séc passado, "O saque de Cabo Verde II".
Pimbaaaaaaaaaaa!
Enfim!
Uma porca vergonha nacional!
Mas o povo gostaaaaaaaaaaa, é bestaaaaaaaaa!
:P
No aguardo!
Bom ainda bem que hoje é Dia Internacional Contra a Iliteracia!
:P
:D
Por isso é melhor o Sr ir para a escola!
:D