Pub
Por: Redação

 josé luis santos boa vista 1

Em conferência de Imprensa na cidade de Sal-Rei, Cláudio Mendonça, presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, acusou o anterior autarca, José Luís Santos (foto) de ter feito uso indevido e ilegal de um crédito bancário para investimento, no valor de 65 mil contos, do qual 36 mil e 600 contos foram já desembolsados, sendo 21 mil e 600 contos em plena campanha eleitoral, e 15 mil contos dois dias antes da investidura da nova equipa camarária, sem que se conheça o paradeiro do dinheiro.

O crédito foi contraído em período eleitoral, denuncia o novo autarca Boa-vistense, que diz desconhecer o paradeiro do total 36 mil e 600 contos já desembolsados, uma vez que esse valor devia ser aplicado em alguns projetos que não existem e o projeto de requalificação urbana de Rabil, que consumia a maior fatia, ou seja, 33 mil contos, sequer arrancou.

Trata-se, em última instância, de um ato financeiro e patrimonial violador de todos os princípios éticos que vinculam as instituições públicas, neste caso concreto, uma Câmara Municipal, mormente num Estado de Direito”, ressalta Cláudio Mendonça.

De uma forma minuciosa, o edil Mendonça explicou que “em setembro de 2020, a Câmara Municipal da Boa Vista, liderada por José Luís Santos, contraiu um crédito de investimento, no valor de 65 mil contos, para a requalificação urbana da ilha e habitação social.”

Em concreto, continua o edil, o crédito “visava financiar a requalificação da entrada de Rabil, orçada em 33 mil contos; o largo da Igreja de Fundo das Figueiras orçado em 8 mil e 500 contos; a requalificação da entrada de estância de Baixo, incluindo o Miradouro, orçada 3 mil e 500 contos; a requalificação da entrada de Cabeça Tarafes, orçada em 2 mil contos; a requalificação da entrada e largo da Praça de Bofareira, orçada em 9 mil contos; e a construção de habitação social, orçada em 9 mil contos”.    

Ora, desse crédito, Cláudio Mendonça declara que “foram já desembolsados 36 mil e 600 contos, sendo um primeiro desembolso no valor de 3 mil contos, em setembro, um segundo desembolso no valor de 18 mil e 600 contos, em outubro, e um terceiro desembolso no valor de 15 mil contos, no dia 18 de novembro, isto é, dois dias antes da investidura na nova Câmara Municipal”, fazendo notar que “os dois primeiros desembolsos aconteceram numa altura em que por lei a Câmara Municipal já não podia lançar novas obras, tendo em conta o período eleitoral”.

No entanto, ressalta o autarca, a situação mais grave é o terceiro desembolso, no valor de 15 mil contos, que aconteceu no dia 18 de novembro, dois dias antes da investidura da nova Câmara Municipal, “violando flagrantemente as leis os princípios éticos e financeiros a que se encontram vinculados as Câmaras Municipais”.

“Porém, a violação não fica por aqui: os projetos de requalificação da entrada de Estância de Baixo e Cabeça de Tarafes não existem; o projeto de requalificação urbana de Rabil não começou; e não existe registo nos serviços municipais das habitações sociais construídas, pelo que não se desconhece a aplicação do montante de 36 mil e 600 contos entrado nos cofres municipais”, informa Cláudio Mendonça, para quem “a transparência e a prestação de contas são essenciais no processo governativo, seja nacional ou local. À população da Boa Vista deve ser dada conta do destino deste financiamento, porque, no limite, é ela quem vai pagá-la com os seus impostos e taxas, mediante esforços pessoais e familiares”.

O atual presidente Claúdio Mendonça presume que parte grande parte desses fundos foram canalizados para pagamento de despesas de funcionamento, designadamente subsídio de reintegração, indminizações, férias em atraso, entre outros benefícios.

Santiago Magazine quis ouvir a versão de José Luís Santos sobre este assunto, mas não foi possível. Entretanto, dada a gravidade dos factos aqui narrados, fica o compromisso deste diário digital de tudo fazer para trazer aos seus leitores mais pormenores, visando sempre a preservação do interesse público.

Comentários  

0 # Teófilo Soares 31-12-2020 14:26
KKKKKK, Por enquanto, a isso mesmo é que se nomeia DESVIO! Desvio de fundos é utilização de verba orçamentada destinado para um fim, para outro. É que esse termo tem sido usado de forma errada na giria popular nacional para suavizar o roubo ou uso indevido de receitas publicas em beneficio proprio pelos politicos. Mas eu já tinha comentado que o Presidente da Câmara tem mesmo de ordenar uma sindicância profunda à gestão dessa Câmara para trazer à luz as varias suspeitas de corrupção da gerencia anterior.
Responder
+3 # Carlos 31-12-2020 06:51
Acabo de ouvir a declaração do ex- Presidente da C. M. Boavista que em essência confirmou ter desviado os desembolsos do empréstimo que deveria ser para obras concretas. Paradoxo de tudo isso e’ ter confirmado que desviou esses fundos mas, vai adiantando que levará o novo Presidente ao Tribunal porque este não deve dizer o que ele já confirmou - desvio de 36 mil contos - do empréstimo destinado a obras concretas.
Nesta operação, tudo indica, houve cumplicidade do banco credor para por a disposição do Presidente cessante, na véspera da entrada do novo Presidente,
dinheiro fresco para que ele pudesse desviar. Portanto, há que estudar o processo de desembolso para eventual corresponsabilizado do banco.
Um outro dado a ponderar e’ o facto da lei estipular que os eleitos profissionalizados teem Direito a subsídio de reintegração quando cessarem as suas funções . Ora, qualquer interpretação correta da lei significa que ninguém pode pagar a si próprio, pois, o direito só se torna efectivo quando se deixa as funções . Mas, em fim, a degradação da função pública e a perspectiva de assalto aos bens públicos parece dominar o ADN dos principais Partidos Políticos ( PAICV e MPD).
Responder
0 # EMANUEL ALFAMA 03-01-2021 13:42
SE É CERTO QUE A CÂMARA MUNICIPAL É A MAIS CULPADA, A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUE FACUKTOU O EMPRÉSTMIMO NÃO PODE FICAR BÉM NISTO. COMO E PORQUÊ CONCEDER EMPRÉSTIMOS EM PLENO PERÍODO ELEITORAL, E, PIOR AINDA DESEMBOLSAR GRANDE QUANTIDADE DE DINHEIRO A UMA CÂMARA QUE PERDEU AS ELEIELEIÇÕES A 2 DIAS SA TOMADA DE POSSE DUMA NOVA EQUIPA. DEVEM SER JULGADAS DE IGUAL FORMA.
Responder
+1 # CASIMIRO CENTEIO 30-12-2020 20:57
Para ALÉCIO ROMÃO

Fixe ! Tem carradas de razão !
Responder
+2 # BALAM BALAM 30-12-2020 20:18
Há dias falava com uma pessoa sistematicamente injustiçada e albrabada pela oligarquia ligada aos partidos dominantes da cena nacional (MPD e PAICV, o amaldiçoado centrão local, que me disse, sem tartamudear que esses nandões petencem a uma espécie de "associação criminosa", para a desgraça do erário público. Fiquei espantado com o desassombro da pessoa, que depois de ser alertado por mim a ver os termos pejorativos, me perguntou se alguns dos aldrabões do sistema corrupto montado a paritr dos anos noventa foram alguma vez julgados e condenados. Antes de lhe dar o troco, reforçou ela "Nunca!". Portanto, hoje é um Zé Luís da Boavista e do MPD e amanhã será um do PAICV e de uma instituição qualquer. Só brejeirice neste país. Muitas vezes me ponho de acordo com Alcindo Amado que esses larápios deviam ser fuzilados sem dó nem piedade. Temos que mudar a constituição e enforcar a corja que nos rouba de cara destapada e sem vergonha. Eu conheço uns tantos vagabundos e soltos aldrabões. Ai se os pudesse eliminar!
Responder
0 # Joaquim Moreira 30-12-2020 19:59
Gravi keli ñta sigui ti fim
Responder
+3 # Katrina Txakota 30-12-2020 18:42
“Sou pastor evangélico, mas acho que o dinheiro público é tão sagrado que, depois de comprovado o desvio, o roubo, o culpado tem que ser fuzilado mesmo, como ocorre na China, em que quem rouba o recurso público vai para o paredão e paga o valor da bala”.
Mas a pena da morte não existe em Caboverlândia. Ou existe?
Não, nem pensar! Apenas exigimos 1/3 de anos aplicados atrás das grades.
Responder
+4 # Leão Vulcão 30-12-2020 18:29
CORRUPÇÃO

Quase trinta anos passados, Cabo Verde ainda permanece distante de se livrar do principal inimigo do fortalecimento da democracia: a corrupção. 

Enraizado na sociedade cabo-verdiana, a corrupção é hoje um cancro que se dissemina praticamente por todas as esferas de poder, em especial as instituições públicas. Malefício que vem desde o princípio dos anos 90.

Até quando é possível conviver com essa realidade? A sociedade cabo-verdiana não pode perder a capacidade de se indignar com factos e comportamentos dessa natureza e de cobrar providências das autioridades. A esperança é de que um dia instituições e homens públicos se pautem unicamente pelo interesse coletivo e não façam dos cargos mero subterfúgio para se locupletarem.


CLAMAM POR JUSTIÇA


Por LEÃO VULCÃO
- Porteiro/coveiro da necrópole;
- Preservador do necrotério.


Sem brigas
Sem ódio
Sem blasfémia
Sem desaforos.

Cultura política: corrupção.
A nação reclama
o cancro da sociedade.

Música
Prostituição
Corrupção.

Multinacionais
Exclusão
Exploração.

Traficantes
Pandemia de processos.

Indignação
Onda de corrupção
Podridão.

Eles, máquina partidária.
Nós, matéria prima.

Febre, fome e fraqueza.
Injustiça,
Sombra da tirania.

Egocentrismo,
Individualismo.

Desonestidade,
Impunidade.

Flagelo.

Hipocrisia
Luxúria
Injúria.

Maresia.

O sangue vai jorrando,
O povo vai chorando.
Com castelos de areia, sonhando.

Fanatismo e preconceito,
Ausência de ética e moral.

Cidadão sem nação.
País entregue à corrupção.

Sociedade sem ética.
Quem vende o país, governa.

Quem compra consciência,
Não pede a falência...

O povo omisso fica calado
E ainda os reelege na eleição.

Vai preso aquele que rouba
um pedaço de pão.
Clamam por justiça.

A Justiça que perdeu corrida
até com a tartaruga.

Sonham alto na música
e perdem feio na cantiga.

Cantiga, cantadela, canção.
Insatisfação.
Fila da morte.

Filtremos a mente, gente!

Agir, já!

Manifestação!
Porque não?
Responder
0 # Alirio Santos 30-12-2020 16:53
Piores aldrabroes em cabo verde sao os politicos. Me lembro da camara de sao domingos. Uma pequena parcela em Ribeirao Chiqueiro que um Português ofereceu e vendeu outra parte a camara,foi suficiente para que os larápios apoderaram delas. Um grupinho formado por Francisco Rocha, laime Moreno e Julio juntamente com o ex-presidente, Fernando Jorge Borges, de um momento por outro ja nao havia sequer uma greta. Felizmente em sao Domingos a camara municipal não dispõe de terreno, se não seria deus acuda. Dizem que ate o Presidente da Republica ficou lesado comesse processo que ate agora não tem terreno que comprou para construir a universidade. Espero que a nova equipa esclareça tudo sobre o terreno de Ribeirão Chiqueiro
Responder
0 # Pedro Goncalves 01-01-2021 14:53
Sra. Alita, não estou de acordo contigo na totalidade quanto a presidência de Sr.Fernando Jorge. Na verdade em termo de gestão foi pior de entre todas as câmaras de cabo verde. Aconteceu coisas imagináveis na gestão, isso porque Sr. Fernando Jorge é um coitado, deu confiança aos seus colaboradores de forma demasiada e muitos aproveitam e fizeram a vida. Certamente o Sr. FJB é o único juntamente com Moisés Semedo que não levou uma aguha a sua casa mas ele é responsável por todo que aconteceu na câmara. A situação dessa câmara é tão grave que Sr. Franklin Tavares como todos sabem e refugiou se na emigração, Sr. Clemente saiu ainda pior e nem Sr. Isaías vai sair diferente, tudo por culpa de FJB e a sua gestão. Uma pequena câmara com quase 600 trabalhadores todos militantes de MPD com excepção de 2 que de paicv. Dívidas de valores exorbitantes, desorganização lastimável, em fim.
Responder
0 # Fenando Pinheiro 31-12-2020 12:52
Em Sao Domingos é triste, por aquilo que os politicos fazem que dao azo aos outros (Funcionarios da camara), a fazeram tambem o pior. Veja, nessa camara quase todos os que tem viatura utilizam os combustiveis da camara. Alguns com esquema abastecem directamente no Shell de Sao Domingos, outros tiram combustivel da viatura que conduzem e outros ate vendem as Hiaces. No inicio a Camara comprou uma parcela na Diocese, acredita que a parte restante que a mesma utilizou foi distribuída aos familiares Ferreira atraves de Jorge di Armnda e uma pequena parte foi distribuida aos militantes ferrenhos.
Responder
+3 # Cão Barulhento 30-12-2020 15:07
Tenho medo desses "políticos" bocudos como é o caso do José Luís. Lembro-me da sua participação sempre muito ZANGADA no Parlamento, cima catchor parida
Responder
+1 # Qai Qai 30-12-2020 14:05
Eu nem acredito que os boavistenses estejam espantados com mais esta peripecia du jaiss. Todos o conhecem e o reconhecem neste momento. Sempre foi um fala barato e aldrabaozeco. Nao é de hoje. Perguntem aos pobres assistidos sociais e colegas. Ja fez tantas que ja deve ter perdido a memoria. Espero porem que te lembres de mim, seu pirata.
Responder
+5 # Rosario Ramod 30-12-2020 10:55
Chegou altura de os responsaveis pela gestao danosa da coisa publica, serem julgados e condenados actos praticados. Isto mostra a incompetencia e falta de honestidade.
Responder
+6 # Nonono79@ 30-12-2020 09:27
Esse indivíduo é, e foi sempre oco, mas vazio, completamente zero...... enfim é vida né... ..
Tem ponta de língua afinada para desferir ataques a tudo e todos.....
A inspeccao às Camaras tem que funcionar
E AGORA JOSÉ ? 15 ANOS DE PRISÃO COM DIREITO A REPOSIÇÃO.....
Volto ja com novos comentarios.....
A inspeção às Camaras tem q funcionar ..... o povo nao inagina quantos ricassos saem das Camaras............. ratos mui... mui.... mui ... mas imensos ratasanas........
Responder
+6 # JOSE ARMANDO CORREIA 30-12-2020 08:43
O Senhor José Luis Santos terrá que responder perante a justiça e a população da Boa Vista por este e outros crimes perpetrado causando um grande desfalque a Nação Cabo-verdiana mas primeiramente a Ilha da Boa Vista que após a violação sistematica do juramento prestado em momento solene, facendo chacota de todos nós acabou por deixar-la mais empobrecida; QUE TRISTEZA!!!
Responder
+5 # Carlos 30-12-2020 07:51
Há que reconhecer, sem rodeios, que a corrupção e a má gestão dos recursos públicos passou a ser a normalidade nos municípios, perante a cumplicidade de um governo central que, para facilitar essa praga, liquidou os serviços centrais de suporte e acompanhamento da gestão municipal . O Governo, de forma inconstitucional e imoral, abdicou da sua responsabilidade de Tutela da legalidade, para facilitar os desvios dos bens patrimoniais e financeiros dos municípios para a sua grande rede de amigos e cúmplices. Há que reconhecer que este início do descalabro começou com o Antero Veiga que, entretido com os desvios do Fundo do
Ambiente para ajudar a JHA, fingiu que não tinha poderes para fiscalizar os varios casos de descaminhos de fundos municipais, na ocasião denunciados. Agora que o Estado mais gasta com instituições, que se proliferaram, e’ precisamente agora que a corrupção se generalizou.
Vai ter de haver uma revolução !
Responder
+13 # Sergio Corra 30-12-2020 07:15
Nos anos passado entregamos dois denuncias no Tribunal das Contas, uma contra a Camara de Djo Pinto e uma contra a Camara dos Basta, ate' agora nada, 65milcontos e' só a ponta do iceberg, considerado que nos últimos 20 anos toda a terra da Boa Vista foi vendida, não temos nada, Sal-rei e' uma "cidade" devastada e ha mais de 500mil contos de dividas.
Responder
+3 # Tchoma PGR 30-12-2020 17:17
Mas aonde se encontra o PGR em tudo isso? No mandato MpD este pais turnou-se numa Republica de Bananas, sem justica e corrupcao a vulso - grandes e pequenos governantes pao da mesma massa. PORRA!
Responder
+1 # Eddy 30-12-2020 11:42
Cidade essa que de longe parece com uma cidade , Estrada de má qualidade e aparencia de uma zona e nao cidade visto que em CV tem zonas que parecem mais com cidades ou vilas, Boa Vista tem muito pra ser feito ,em 10 anos nao se ve mudança alguma imagina daqui a 40 anos?
Responder
+9 # CASIMIRO CENTEIO 30-12-2020 06:13
- É bom que saibamos o que dirá depois esse senhor, como se disse " dada a gravidade dos factos aqui narrados ".

Embora assim, essas coisas , caso forem confirmadas tal como se afirmou aqui, não possam continuar. Esta miséria corruptiva já se tornou uma epidemia crónica e deslavada nessa terra, tão pobre que nem sequer tem onde cair morto, inçada de corrupção desta forma, em desvios financeiros, sobretudo, por todos os lados. O mais grave e lamentável no meio de tudo isso, é que os ladrões do Estado ficam impunes, livres, soltos por aí, como ratos dos celeiros, enquanto as cadeias civis estão abarrotadas, quiçá, de muitos inocentes !

Onde está a Justiça nessa terra ?

Todo o mundo grita e brada aos Céus pela Justiça !
Mas nenhum humano, filho de Deus ou de Diabo, responde, porque todos se tornaram, nos últimos dias, em esfinges do Egito !

Vergonha que causa febre e convulsões !
Responder
+5 # Alécio Romão 30-12-2020 12:06
Sr CC.

Desse Governo e dessa justiça, já se sabe, nada se saberá! Juízes a serem taxados de aldrabãozecos, polícia a "acidentar" de morte o colega. (um agente de colete anti-balas, e o tiro "acidental" vai lhe acertar justamente no pescoço - Azar???... e a sair livre, polícias a perseguir, torturar e espezinhar civis, e até a violar detentas dentro de uma esquadra, com cobertura, conivência e defesa dos seus comandantes, com tantas e tantas queixas, em jornais, televisão... e nada!...

Olavo Correia manipula a legislação para se beneficiar e beneficiar seus compas, e 5 dias depois o caso é arquivado, sem qualquer investigação, pois, "as acusações não procedem" e ainda esperamos alguma coisa?

Se o próprio governo nomeia suspeitos de crime de desvio público embaixadores, o que o sr. acha que vai acontecer desta vez?

Daqui a pouco o indivíduo vai como "cônsul" ou mesmo "adido cultural" para alguma Embaixada de Cabo Verde no exterior.

É esse o prémio que esse governo dá a criminosos que metem a mão no Errário Público! E o "povo" "não ruge nem muge"

Portanto, como disse certa vez o Mestre Jesus de Nazaré:

"Nenhum sinal vos será dado!" Pela manhã, dizeis: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho nublado’. Sabeis, com certeza, discernir os aspectos do céu, mas não podeis interpretar os sinais dos tempos?

Pois bem Senhor Casimiro, interpretemos os sinais que este governo, ou melhor confraria, vem nos dando, da forma como resolve problemas afetos "aos seus"...
Responder
+5 # Preocupado 30-12-2020 04:51
Admiro a cara desses políticos ladrões. Olha só para ele. Homens feitos sem caráter e sem vergonha. Por isso que uma pessoa desiste de votar e perde interesse e confiança nos políticos.
Responder