Pub
covid2

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que surgiram mais seis casos novos de Covid-19, sendo um importado de Portugal, quatro de transmissão local no concelho da Praia e um no concelho de São Domingos, elevando para 88 o total de casos positivos no país

De acordo com o referido comunicado, no decurso do processo de investigação epidemiológica, foram realizados ontem 64 exames, sendo seis são casos novos confirmados. 58 amostras deram negativos, sendo 13 do Concelho de Tarrafal (contactos), 11 do Concelho do Sal (um caso suspeito e 10 de pessoas que se encontravam de quarentena), 26 do Concelho da Praia (contactos de casos confirmados) e 8 de S. Vicente que estavam pendentes.

O total de casos de doença no país passa para 88 casos confirmados, 1(um) recuperado e 1(um) óbito

De assinalar o primeiro caso positivo no concelho de S. Domingos.

Todos os doentes COVID19 estão em isolamento e vem evoluindo sem sintomas ou com sintomas ligeiros.

Depois da Praia, Tarrafal, São Vicente e Boa Vista, São Domingos é quinto concelho, de um total de 22, a registar casos da doença.

Os 88 casos da covid-19, estão assim distribuídos pelas ilhas da Boa Vista (54), de Santiago (33), entre Praia, Tarrafal e São Domingos) e de São Vicente (1). Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outro dos doentes já foi dado como recuperado.

Desde sábado que está em vigor um segundo período de estado de emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

A declaração do atual estado de emergência prevê para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, que permaneça em vigor até às 24:00 de 02 de maio. Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos diagnosticados da covid-19, a prorrogação do estado de emergência é mais curta, até às 24:00 de 26 de abril.

O número de mortos provocados pela covid-19 em África subiu para 1.298 nas últimas horas, com 27.427 casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 190 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

 

Comentários  

+3 # De terra 24-04-2020 19:31
Depois de ouvir a resposta do ministro sobre o caso positivo importado fiquei ainda mais preocupado porque pelos vistos o GOVERNO DE CABO VERDE tem estado a trazer amigos infectados para cá quando supostamente as fronteiras estão fechadas. O pior de tudo é que a oposição está muda e calada e. E a propósito trouxeram os elementos do PP que estão retidos na ilha da Boa Vista?
Responder
0 # Caboverdiano 25-04-2020 10:53
O mais caricato é o que acabamos de ouvir pela rádio, que foram buscar um infectado em casa, na ilha de Boa Vista, por que tinham-se esquecido de levá-lo, há 12 dias atrás quando foram buscar os infectados do Riu Karamboa!
Por onde andam os responsáveis?
Já tínhamos ouvido da boca do PM que cometeram erro que provocou o número dos infectados.
E desta vez? Erro também?
É pura incompetência do governo do MPD.
Está mais do que evidente que vivemos sem governo.
É melhor o MPD declarar estado de incompetência e abandonar a governação, coisa que nunca soube fazer, assim, os caboverdianos responsáveis e competentes, juntamente com a noção e o mundo que sempre nos ajudou, tomarão a média do país para salvar o seu povo sofrido.
Porque caso contrário, corremos o risco de sermos desimados.
Responder
+2 # Tatiana Puteca 24-04-2020 19:02
Casos foi encontrado da MEIO-ACHADA e BRASIL.

Pa tudu alguem poi na rede social na undi casos parci. si conchidu alguem pa poi nome e foto
Responder
+6 # De terra 24-04-2020 13:09
Como é que se explica esse caso importado de Portugal? Desde quando se fechou as fronteiras?
Responder
+6 # TERRA TERRA 24-04-2020 19:07
Imagina!!! fronterira fechado e sem voo comercial mas alguem entra Cabo Verde vindo de Lisboa. Imagina o que os nossos dirigentes (Governo) sao capazes de fazer entre ilhas quando precisam movimentar familias para as ilhas menos afetado... Estamos todos lixados.
Responder
+6 # Preoucupado 24-04-2020 18:21
Autorizaram alguém a vir para CV mesmo depois do fecho das fronteiras. Só pode ser. Mas como eles estão ignorando o povo não querem nem nos dar explicações. O ministro deixou bem claro hoje.
Responder
+6 # Joana Inês Sás 24-04-2020 15:13
Tem toda a razão. Como justificar agora um caso importado de Portugal com fronteiras fechadas há mais de um mês?... Sim!
O mal é que as "inteligências" do País não desinfestaram o Hotel (foco principal do vírus) da Boa Vista
Responder