Um exército inteiro, um país, crianças, velhos e jovens a enfrentar uma guerra evitável; levados, sem quererem, para uma batalha! Tivéssemos um Governo à altura das suas responsabilidades, não estaríamos agora nesta luta!
Não estamos preparados, contrariamente ao que o General Correia tem estado a afirmar que estávamos preparados para a guerra! Na verdade, nem temos armas de combate, de defesa, contra as doenças normais! Os nossos Hospitais são primitivos e mal preparados para a guerra das doenças normais e muito menos para enfrentar um inimigo potente e mortal como o corona vírus, que mata soldados em outras latitudes onde existem exércitos muito mais e melhor preparados que o nosso!
Quem não está preparado para a guerra deve evitar a aproximação do inimigo! A nossa natureza e a nossa localização geográfica deram-nos a oportunidade de evitar esta guerra, mas o General Correia fez orelhas moucas no momento em que foi alertado para fechar as fronteiras e impor quarentena obrigatória aos que chegavam ao nosso território!
Um General dado ao dinheiro e à economia, o General Correia, iludido pela galinha dos ovos de ouro, o turismo, vacilou na tomada da melhor decisão, na escolha entre o dinheiro, a economia e a vida! Escolheu o dinheiro e a economia!
Com efeito, cometeu um erro estratégico! Não conseguiu nenhum dos objectivos! Não salvou a economia e o dinheiro e deixou o país em pânico, em perigo eminente de perdas massivas de muitas vidas! Tudo culpa do nosso General, um líder fraco, que precisa subverter a Constituição para poder gerir uma guerra em que ele meteu todo o seu povo, sem ao menos equipar os hospitais, o quartel, para a guerra.
Em oito anos, como Presidente da Camara Municipal da Praia, não respeitou as fronteiras da possibilidade económica do seu país! Entre priorizar a saúde (quartel) ou as festas e paródias, optou por festas e paródias! Chegando, depois, ao cargo do General continuou com o mesmo comportamento: privilegiou as festas e paródias, cujos gastos\custos por uma década estão estimados em 5 milhões de contos; o que daria para comprar 2444 ventiladores; armas que fazem, hoje, falta aos quarteis \ hospitais.
Há uma máxima que diz: se o soldado errar numa guerra, ele morre sozinho; mas se o general errar numa guerra, morre uma multidão de soldados! Este nosso General tem estado a errar sistematicamente e tem vindo a conduzir o seu povo para o abismo! Pelo que esperemos que o povo esteja ciente e mude de General.
Sal Rei, 27 Março de 2020.
Antes de qualquer caso suspeito ainda o caso estava na China, Sr. Director Nacional da Saúde, Artur Correia, nunca esquecerei suas palavras, quarentena obrigatório não é permitido pela lei e esta tudo sob controle.
No entanto deixaram pessoas entrar sem controle algum deixando para consciência de cada um fazer sua "Auto-Quarentena".
Caso e morte do cidadão Ingles era detetavel, e B. Vista não passava por tudo que passou, digo isto porque? Depois da Bronca resolveram fechar as fronteiras e quarentena obrigatória para todos que saírem dos portos e aeroportos. Agora pergunto porque meu Deus, porque não tomaram a atitude sensata de colocar todos que chegassem de quarentena obrigatória, porque tomaram essa medida tão tardiamente, porque... não entendo estavam a espera disto tudo... Tiveram o exemplo da China e outros países que não o fizeram mesmo assim... É DESOLADOR
Quem está contra este artigo, deve ser aqueles lunáticos mamadores ou que têm alguém por perto a mamar!!!
permita-me discordar do seu "Ponto de Vista" em gênero, grau e observações. Aliás, só faltou a foto do seu candidato, pois no meio ao caos atual é leviano usar tal situação onde vidas estão sendo de fato perdidas com propósitos políticos. Não, eu não votei no atual Primeiro Ministro, nem no anterior. Mas da mesma maneira que servi ao anterior, me coloquei a disposição para ajudar em tempos de dificuldades (mormente quando da erupção do vulcão no Fogo onde colocamos recursos e tudo mais que fosse necessário à disposição do Governo para ajudar!) também tenho me colocado à disposição para ajudar o atual Governo nas dificuldades que se apresentam (essa semana inclusive ofereci o uso de colchões que recebemos se por acaso for necessário!)
Ajudar não custa, embora seja mais difícil do que criticar. Falar é fácil, aprendi desde criança. Aprendi também que o amor que nos une tem que ser maior do que as diferenças que nos separam. E para isso o Parlamento, com membros dos 3 partidos, aprovaram unânimes o pedido feito pelo Presidente de decretar Estado de Emergência. Desde que vivo em Cabo Verde, apenas quando da aprovação do famigerado "estatuto" que aumentava os ganhos dos servidores públicos, foi que houve unânimidade em algo apresentado ali (assim penso eu!)
Não creio que vai haver unanimidade no combate a essa doença. Desde que o mundo é mundo haverá sempre os do contra, os que acreditam que quanto pior melhor... Mas acredito que se nos unirmos, juntos seremos mais fortes e poderemos sim combater devidamente os obstáculos que se avolumam no nosso horizonte. Sendo um país cuja população é duas vezes maior dos que residem fora, jamais haveria como impedir essa pandemia de chegar até as nossas fronteiras! Claro que a "política do pão e circo" existe mundo afora, mas isso o faz todo os governantes, o que estava anteriormente promovia as festas, da mesma maneira que o atual o faz! Não concordo com as tais, acredito que sim deve haver com seriedade o cuidado da saúde física e acima de tudo da espiritual, porque todos nós haveremos de comparecer diante do DEUS Todo Poderoso e temos sim que estarmos preparados. Por isso, nesse momento temos que refletir individualmente como estamos diante dELE, e coletivamente como podemos contribuir para amenizar o sofrimento dos que estão ao nosso redor! Por exemplo, hoje vou levar água para os que não tem. Convido o amigo e todos os demais, que com cautela, prevenção e cuidado, não deixem de ajudar quem está ao seu lado e que precisa.
Quanto aos governantes, temos a oportunidade devida de "julgá-los" no forum adequado, chamado eleições. Querer fazer isso agora é só contribuir ainda mais para o caos. O momento é de lutar contra um problema comum, e não contra pessoas!
DEUS o abençoe. DEUS abençoe as Autoridades civis e militares. DEUS abençoe todos em Cabo Verde e mundo afora, que mais do que nunca precisam se dar conta que somente ELE para nos ajudar a vencer esse mau que está tanto nos palácios, como nas favelas...
Infelizmente, o que toda gente sempre prefere, é festa, imediatismo, "férias" sem atentar para a seriedade do binômio Saúde e Educação, a menos quando se precisa de utilizar um ou outro...
Bom artigo e continuem nessa senda crítica.
E agora, estádio vazios, pessoas morrendo, pela falta de equipamentos básicos. Mas as medidas de "quarentena" só foram adotadas depois do famigerado carnaval. Por que? Porque é disso que o "povo gosta" é disso que "o povo quer!" Depois, só resta chorar...