Pub
Por: José Maria Neves
Apanhou-me de surpresa. O senhor Primeiro Ministro anunciara no inicio do ano uma remodelação governamental. Passado tanto tempo, já não esperava uma remodelação assim de repente. É verdade que os tempos, aqui nas ilhas, são outros e as remodelações podem ser anunciadas com mais de sete meses de antecedência, já ninguém escandaliza.
 
Vistas bem as coisas ninguém foi remodelado. Todos ficaram, uns com poderes reforçados, outros com poderes diminuídos, outros, ainda, enxovalhados publicamente. Houvesse um pingo de vergonha na cara, teríamos, de certeza, algumas auto-remodelações. Mas já não haverá nenhuma saída, presumo que o senhor Primeiro Ministro tenha falado com todos, antes do anúncio público.
 
As mudanças estruturais mais importantes em curso deveriam ser lideradas pelo PM que o povo escolheu nas urnas. Ao demitir-se das suas responsabilidades, está a fragilizar-se claramente e a transmitir uma imagem frouxa à sociedade civil e aos cidadãos.
 
Desta restauração do governo, é disso que se trata, desde logo três conclusões: a fragilização do Primeiro Ministro, a ausência de uma orientação estratégica e a redução do potencial de coordenação intra-governamental.
 
Não se entende a criação do cargo de vice-primeiro ministro, para coordenar as áreas mais sensíveis da governação e as reformas estruturais. Geralmente, os cargos de vice-primeiro ministro são criados em governos de coligação. Em finais da década de 90, Carlos Veiga criara o cargo para nomear o seu sucessor. Será que, desta feita, mais cedo, o PM e líder do MPD já está a preparar a sua sucessão em 2021, altura em que ele mesmo poderá candidatar-se a Presidente da República? Se assim não for, porquê criar o cargo, agora, num país de tão reduzida dimensão territorial e populacional, cujo PM prometera um governo enxuto? Na prática, pelo desenho organizacional anunciado, teremos um governo com dois primeiros ministros, sendo que o escolhido pelo povo sai visivelmente fragilizado deste processo restaurador. As mudanças estruturais mais importantes em curso deveriam ser lideradas pelo PM que o povo escolheu nas urnas. Ao demitir-se das suas responsabilidades, está a fragilizar-se claramente e a transmitir uma imagem frouxa à sociedade civil e aos cidadãos.
 
O Dr. Ulisses Correia e Silva quer ser Primeiro Ministro, mas não quer dar o corpo ao manifesto e gerir os dossiers mais difíceis e complexos da governação. Aparece nos momentos de consagração, fugindo a sete léguas de questões mais delicadas que podem erodir a sua imagem. Veja-se como geriu a contestação à construção do Campus da Uni-CV na Praia ou a descida de Cabo Verde no ranking da boa governação da Mo Ibrahim. A culpa, nestes casos, era do Governo anterior. Já na inauguração do Porto da Palmeira, no Sal, ele estava a concretizar a visão do seu governo para a economia marítima.
 
Afinal, esta restauração governamental serviu apenas para rapar a panela - percebe-se que em menos de dois anos o PM já não tem soluções para o Governo, socorrendo-se da cocorota -, alimentar egos e distribuir taxos a alguns boys.
 
Essas mudanças no Governo denotam algum desnorte: para a coordenação da área económica e financeira nomeia-se um Vice-Primeiro Ministro. Já para a coordenação da área política nomeia-se um Ministro de Estado. São criados dois Ministérios, um do Turismo e Transportes e outro da Economia Marítima. Em qual desses ministérios ficará, por exemplo, os transportes marítimos?
 
A criação do cargo de Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro para a Integração Regional é, na minha humilde opinião, um absurdo. Em primeiro lugar, desde que assumiu funções, o Primeiro Ministro deixou a participação de Cabo Verde nas Cimeiras da CEDEAO ao Presidente da Republica; em segundo lugar, fica-se sem saber se as questões da União Africana também estarão sob a alçada do PM ou do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. A separação da integração regional na CEDEAO de outros dossiers como a parceria especial com a União Europeia ou as relações com outros espaços geopolíticos de maior importância para Cabo Verde é para mim um erro. Não tendo a coragem de responsabilizar o MNEC pelo descalabro da candidatura de Cabo Verde à presidência da Comissão da CEDEAO, retira-lhe a pasta e mantém-no no cargo. E o Ministro não tuge nem muge.
 
Por outro lado, o emprego fica com o Vice-Primeiro Ministro, o trabalho com a Justiça, a segurança social, regime contributivo com a Saúde e regime não contributivo com a Família e Inclusão Social, cuja titular é também Ministra da Educação e do Ensino Superior.
As estruturas governamentais refletem determinada estratégia de ação. A estrutura do governo que nos é agora apresentada todavia é confusa e só revela algum desnorte.
 
A criação de um Ministério da Economia Marítima com sede em São Vicente é uma medida isolada e desconexa que só confirma a confusão e a veia centralizadora do Governo em funções.
 
Afinal, esta restauração governamental serviu apenas para rapar a panela - percebe-se que em menos de dois anos o PM já não tem soluções para o Governo, socorrendo-se da cocorota -, alimentar egos e distribuir taxos a alguns boys.

Comentários  

0 # Olicio Silva 13-01-2018 10:53
Infelismente governo de MPD ka teni goberno. Povo dja sabeba ma kel governo la ka ta daba em nada. Es ta fala sempre na Ma governaçon de PAICV mas MPD nunka ka ta konsigue fazi midjor. Povo k pos la é kel mesmo povo k tem k ta tras de la.
Responder
+1 # Firmino Baessa 29-12-2017 12:08
Enfim, uma trapalhada
Responder
0 # djimbo 22-12-2017 22:53
É claro que no governo anterior fez-se reestruturação nunca no primeiro ano da governação. sendo certo que também não se criou o cargo do vice primeiro ministro se calhar para manter todo o controlo sobre a alçada do primeiro ministro.

É certo também que durante os 15 anos da governação teve uma boa relação com a CEDEAO pelo qual pagou todas as dívidas ali existentes. Os compromissos (quotas" ficaram todas pagas.)

Também deve ser verdade que nunca disse que a solução de cabo Verde verde passa por uma relação estrita com a Europa "Portugal" e não com a região da África.

A situação de livre circulação dentro da comunidade também deixou resolvida, sendo certo também que as taças comunitárias também ficou resolvida.

É claro que a situação social, económica , segurança, divida pública é deste governo.

Quanto as eleições de 2021 se Ulisses decidir candidatar-se você deve ser contra a candidatura dele e você é candidato?

Quantas remodelações fez durante a sua governação? Chegou alguma vez a exaustão nas suas remodelações

Em Cabo verde já existe eleições para escolher o primeiro Ministro?

Agora falas ali nas Ilhas, sentes um cidadão europeu?

Agora o Dr. Ulisses Correia e Silva "Primeiro Ministro de Cabo Verde, sabe que só tem uma única coisa a fazer para salvar Cabo verde do descalabro económico e político e recusa em tomar esta medida, a de responsabilização governativa anterior.

Gestão danoso, tráfico de influência e de compadrio, lobismo entre mais e mais.

Não seguindo este caminho já mais poderá governar bem, mesmo colocando 100 ministros.

Deixo a sua análise e consciência
Responder
0 # Adimilson Ferreira 22-12-2017 11:22
Acredito que os antigos líderes políticos cessante façam vez e vozes a do Zemas Neves, as acções deste Governo e a do seu Líder, deixa a intender muita imaturidade política, insegurança, falta de visão. São tantos os eventos negativos para tão pouco tempo de governação e o argumento que o país estava mal já não é mais a justificativa pois, o antigo governo e o seu líder aguentou-o na alegria e na tristeza. O pior que deixam a intender que não sabem o que fazem e nem o que estão a fazer!
Responder
0 # Lombotanquense 22-12-2017 00:51
Uma excelente reflexão. Vejo comentadores comentando com um certo laivo partidário, que não conseguem ver, ler, compreender, analisar, isso tudo porque não conseguem separar a realidade e a visão do partido.
É claro que qualquer partido no poder faz remodelações ou troca dos seus membros, mas deverá ser feito com sentido de responsabilidade, o que não houve neste caso.
O Dr. José Maria Neves, fez uma análise simples carregado de verdades.
Eu por mim, não se fez remodelação mas sim acomodaram mais alguns membros do partido que tinham ficado de fora.
Ora ninguém saiu do governo, mas entraram 8 elementos de uma só vez, risos... Estou cá com muito medo do rumo que as coisas estão tomando em Cabo Verde.
Responder
0 # sever 21-12-2017 22:53
Há muito tempo (oxalá primeiro do que muitos) percebi que o Ulisses é um fantoche. Uma sombra, mas muito oportunista.
Responder
0 # Djosa Neves 21-12-2017 21:13
As "receitas" de JMN já são por demais conhecidas, com os RESULTADOS anémicos que se lhes reconhece. Por isso, para grande ALIVIO, o dito cujo está em desacordo. É o melhor garante de estarmos no caminho CERTO.
Responder
0 # Atento 21-12-2017 15:47
UCS, nhu sta tramadu homi... nhôs teni sinal de anos 90. Só ka nhu larga barco pa nhu sai pa nhu cori, dps pa OC susti, moda kel homi fazeba...
A nhôs k é sem djobi pa ladu mesmo
Responder
0 # djimbo 21-12-2017 15:39
A última pessoa que esperava falar de uma boa ou má governação é o josé maria neves.

a situação descalabrado em que o País se encontra neste momento é da sua inteira responsabilidade. tudo por causa da ganância.

Deixa nos em paz e a trabalhar e quanto a si continua a estudar para poder vir um dia a assumir o cargo que criou de e da sua nomeação antecipada como professor auxiliar na Universidade de Cabo Verde

Continuas lá por lado de lá que de saudades não morremos por si. Nem se quer sentimos a sua falta
Responder
0 # David vieira 22-12-2017 11:54
Santa ignorancia
Responder
0 # Militante Atento 21-12-2017 17:35
Eu sou militante atento do MpD, mas o UCS tem-me deixado muito, mesmo muito desiludido. Sinceramente, espera mais de nhô Homi. Depois de 15 anos na oposição, com tantas figuras maduras e qualificadas dentro do MpD, para estar a fazer-nos passar vergonha com essas rapaziadas, dessa forma?
Responder
0 # Carlos Veiga 21-12-2017 17:32
Oh djimbo, abô é djimbo mê. Coitado!
Responder
0 # Garotos 21-12-2017 13:30
Garotice do mpd. Quando que isto acaba?
Responder
+1 # Troça 21-12-2017 13:29
Um país com 500 mil pessoas, dois PM KKKKK par tudo continua na mesma. so dispeza de satdu que ta omenta. só troça!
Responder
+1 # Catarino Dias 21-12-2017 13:27
Isso é remodelação?
Ou engorda das linguiças aos boys for de job!
Até o o Carlos Monteiro, enteado do Mário Silva apanhou o seu nhaku!
Responder
+1 # Zegu 21-12-2017 13:26
O Ulisses desesperou-se. "quenha qui ca ten canela ca debe cumi mel de forma." A confusão no governo está lançada!
Responder
+1 # Justino Delgado 21-12-2017 12:27
Há pessoas que não têm, por defeito congênito, um desconfiometro bem meio do cérebro. Quem foi alguma vez Primeiro-ministro, mesmo que de uma capoeira, sabe, que, nenhum Chefe de Governo faz remodelações por gostos e prazer. Se não for um PM, como o JMN que fazia remodelações para acomodar amigas e "amigas", e por isso mesmo seu caso é a parte, todo o PM quando opta por remodelar seu Governo, sempre é forçado e sobre isso, aceita-se ou não, é ele quem decide o melhor momento de o fazer. Isto é básico. Agora, um ex-PM comentar a remodelação do actual PM, isto já é uma burrice só ao alcance de poucos. Poucos burros, diga-se. Porque JMN sabe que remodelar é uma acto de gestão. Como tal, não é passível de nenhuma censura. Quando um PM chega a conclusão que deve remodelar, ora bolas...que se lixe os "analistas"...JMN de facto, e esta opinião confirma, nunca foi um Chefe de um Governo. Foi sim, chefe, isto mesmo chefe de um bando de amigos. Só por esta razão (não ter sido Chefe de Governo, mas chefe de grupo), JMN não compreendeu e ainda não compreende o alcance de uma remodelação, goste-se ou não se goste das opções do PM, sobre isto não cabe qualquer tipo de contestação. Pena, ter passado 15 anos e ainda comenta a remodelação dos outros. Não há em democracia alguma, um ex-PM a por em causa as escolhas pessoais de seu sucessor. Isto porque, no Mundo Civilizado, todo ex-PM sabe que montar uma equipa de Governo não é coisa fácil.
Responder
0 # AUGUSTO DOMENICONI 06-01-2018 10:59
É isso mesmo, Justino Delgado; assino por baixo. E acrescento que o ex-PM JMN, nesta sua pretensão de limpar a imagem, fez uma revelação à posteriori das suas próprias manobras como pessoa e PM. Mais uma confirmação de que o peixe morre pela boca.
Responder
+1 # PEPETELA 21-12-2017 12:12
Não temos de ler essa análise com os olhos partidários ou de ódio. Temos de ver de forma objetiva como o nosso Cabo Verde amado está a tomar viragens que não agrada a ninguém que for. Em relação ao post do JMN falta ainda o caso mais hilário e cómico: é o do Super Ministro José Gonçalves tido ni início como um super Ministro do Céu, da Terra, do Mar e do Virtual. MINISTRO DO CÉU ((1) Ministro dos Transportes Aéreo), DA TERRA ((2) Ministro do Turismo, (3) da Indústria e (4) Comércio, (5) das Telecomunicações, (6) da Energia, (7) da Formação Profissional e Programa de Estágios Profissionais, da Promoção do Emprego), DO MAR ((8) Ministro dos Transportes Marítimos, (9) da Economia Marítima) e DO VIRTUAL ((10) Ministro da Economia Digital). O Alexandre Monteiro tomou uma parte (1) a Indústria, (2) o Comércio e (3) a Energia e o Fernando Elísio herdou (4) do Emprego. O José Gonçalves Ministro não tuge nem muge. Mais ainda, o José Gonçalves foi enviado em exílio ou em veraneio em São Vicente. Realmente cómico. O seu staff (1 Diretor de Gabinete, 1 DGPOG, 4 Diretores Gerais, 3 Assessores, 2 secretárias, 1 motorista) também será recrutado localmente ou vão seguir para Mindelo alguns que estão na Praia? Quanto custa ao Estado essa louca e absurda decisão (participação Conselho dos Ministros, encontros com o Ministro de vários parceiros internacionais, etc.)? Com o dinheiro gasto para agradar os gregos e troianos, quanto técnicos superiores ou simplesmente novos empregos podem ser criados com esse montante.
Responder
0 # Mario 21-12-2017 11:49
Ah Zema! Quem te viu, quem te vê. Para o grande JMN, uma estrutura governamental com vice-primeiro ministro é um governo com 2 Primeiros-ministros. E mais grave é achar que o vice nestas condições não é escolhido pelo povo. Que triste papel escolheu para si nesta fase? Sempre soube que gosta de dar nas vistas, mas a esse nível não imaginava.
Responder
+2 # Manuel Gonçalves 21-12-2017 11:00
Eu também subscrevo na íntegra a opinião de JMN.
Ao Sr Primeiro Ministro cabe o direito de "desenhar" a estrutura e composição de governo que bem entender. Mas convenhamos que esta estrutura é esquisita.
A criação do cargo de Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro para a Integração Regional dá-nos a ideia que se passou do "8 para 80". Até há bem pouco tempo, era notório a pouca importância que este governo atribuía às relações com a CEDEAO. De repente, muda de posição a ponto de criar essa figura, que na minha opinião, tal como o JMN, é um absurdo.
Responder
+3 # Di fora 21-12-2017 10:48
UMA EXCELENTE ANÁLISE E MUITO BEM FUNDAMENTADA.
Responder
-4 # Marco 21-12-2017 10:43
¿José Maria Neves, por qué no te callas?
Responder
+1 # Américo 21-12-2017 10:22
De facto o Olavo é quem dá todas as cartas nessa atrapalhada toda. Ele tem sentido muito participativo, imprescindível e muito ouvido nas decisões que se tem tomado, ao ponto do cargo Ministro ser muito pouco. Por isso, por uma mera necessidade de elevar o ego ao homem mais importante da atrapalhada toda se fez essa tal de remodelação. A real estratégia de desenvolvimento do país não foi nem tida e nem achada. Aliás esta premissa está bem patente nas outras inclusões de sujeitos que precisam aparecer.
Responder
+3 # Coruja 21-12-2017 10:16
Olá Neves, muito obrigado pelas suas reflexões. Cabo Verde precisa, imensamente, de si. O seu regresso ao comando do PAICV para DERROTARES, de novo, o MpD, é URGENTE.
Responder
-1 # Américo 21-12-2017 10:46
Cala-te pá!
Responder
+3 # SÓCRATES DE SANTIAGO 21-12-2017 10:06
Subscrevo "ipsis verbis" a opinião de José Maria Neves. E mais: parece que o MPD e o seu líder, Ulisses Correia e Silva, andam a brincar ao governo, o que é, diga-se de passagem, muito perigoso para o um País de parcos recursos como o nosso. Por outro lado, não se entende a postura do Senhor Presidente da República em "engolir mais este sapo" do governo ventoínha, um Presidente que, no tempo da outra senhora, era muito crítico e dinâmico, mas que, curiosamente, de uns tempos para cá, tem perdido a fala e se remetido a um silêncio e sono profundo, qual múmia faraónica da Pirâmide Egípcia.
Responder
-2 # BÁTZ -USORGU 21-12-2017 09:51
JM NEVES é realmente " O Cara". Concordo plenamente com todas suas colocações, Doutor José Maria Neves. Em Cabo Verde e na África, de um modo geral, Você continua figurando, como o melhor Chefe do Governo!
Este governo, de facto, não serve os interesses deste país.
Responder
+1 # Djose 21-12-2017 09:51
Sr ex-PM, nho bem toma partido di nho porque com Janira, oposição é fraca. Só nho bem, guente ddi situação ca ta durmi mas. Nho ki estraga, nho ki tem ki compo. MpD bem pa afronta povo. Desilusão total.....
Responder
0 # democrata 21-12-2017 09:26
O Homem apenas reforçou poderes aos dois gajos que realmente coordena a tabanca toda! Com este reforço governamental apenas ficou definitivamente confirmado e provado, que realmente os dois gajos é que mandam neste Governo!Ulisses nao tem qualquer voz ali!O MPD apenas usou do seu protagonismo ganho como Presidente da CMP para conseguir ganhar eleições, mas, o homem nao tem força nenhuma dentro do Partido.Quem realmente manda neste Governo é Olavo .
Responder
0 # Observador 21-12-2017 09:26
Muito bem Neves. O Emanuel Barbosa é que,, uma vez mais não vai gostar, mas djê fronta!
O que assistimos é mesmo uma atrapalhada e um vexame para o Estado e Nação Caboverdiana que vêm os seus destinos a serem comandados por governo sem ideias e sem norte. Mas é claro, quando se trata de um governo de um partido que tem à frente os interesses pessoais e de grupo e que encara a responsabilidade de governação como um simples "AGORA Ê NÔS BEZ" (porque é disto que se trata), então os resultados e as ações são estas vergonhas e vexames, como é o caso da CEDEAOgate. Eu já lhes disse para terem o cuidado porque da proxima vez vão passar 20 anos da bancada de oposição.
Responder
+1 # mlela31@gmail.com 21-12-2017 12:26
O Emanuel Barbosa dessa vez vai bater palmas ao JMN por discordar desse governo cocorota e dele não fazer parte do mesmo
Responder