A empresa intermunicipal, Águas de Santiago (AdS) encontra-se outra vez em polvorosa por causa de potenciais falhas e intransparências na gestão. Informações chegadas a este diário digital dão conta que os administradores, Vital Fernandes Tavares e José Floresvindo Barbosa, mandaram transferir um total de 3 mil 240 contos para as suas contas pessoais.
Na verdade, o documento bancário a que Santiago Magazine teve acesso, mostra que os dois administradores assinaram duas ordens de transferência, no valor de um milhão 620 mil escudos cada, para as suas contas pessoais, perfazendo num total de 3 milhões 240 mil escudos “surripiados” da conta bancária da empresa.
Os dois administradores justificaram tratar-se de pagamento de indeminização por fim do contrato.
As operações bancárias, números 17042926 e 17042931, foram realizadas pelo Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), Agência do Palmarejo, no dia 28 de Maio. No campo da autorização da transferência, constam apenas duas assinaturas – José Floresvindo Barbosa e Vital Fernandes Tavares, os dois beneficiários directos desta operação financeira.
A assinatura do presidente do Conselho de Administração, José António Pinto Monteiro, não consta da referida ordem de transferência, e dos contactos que Santiago Magazine tentou fazer para se aferir sobre a legalidade desta operação, não foi possível confirmar se houve ou não despacho superior, autorizando este pagamento.
Assim, a crer nas palavras de um jurista que aceitou falar com Santiago Magazine, sob anonimato, é possível que José Floresvindo Barbosa e Vital Fernandes Tavares tenham, com este acto, cometido crime de peculato, previsto e punido no Código Penal em vigor. Na verdade, peculato é um crime de desvio de um bem ou valor público por funcionário que tenha acesso a eles em razão da sua função. É crime específico do servidor público (ou equiparado) e trata-se de um abuso de confiança pública.
Recorde-se que o actual Conselho de Administração da AdS, constituído por José António Pinto Monteiro, veterenário, que preside, e pelos administradores José Floresvindo Barbosa, economista, e Vital Fernandes Tavares, geógrafo, foi demitido das suas funções, estando neste momento a assegurar a gestão corrente da empresa até o início de funções da nova administração, encabeçada pelo gestor, Olívio Ribeiro, que era para acontecer hoje, 1 de Junho, o que só não aconteceu porque é feriado nacional.
Empossada em 2016, a administração da AdS ora demitida, esteve envolvida em várias situações de gestão danosa, falta de transparência e outros actos financeiros lesivos aos interesses da empresa, segundo relatório da Inspecção Geral de Finanças, cujo conteúdo foi noticiado em primeira mão por este diário digital.
Porque hoje, 1 de Junho, é feriado, não foi possível contactar o presidente da empresa, ou esses administradores, para o esclarecimento que se impõe. Entretanto, a nossa fonte nos garantiu que este “escândalo” já chegou ao conhecimento do presidente da Assembleia Geral da empresa, José Alves Fernandes, actual autarca de Santa Catarina de Santiago.
CADEIA COM TODOS ELES !!!
Incompatibilidades e impedimentos
7. O gestor deve declarar-se impedido de tomar parte
em deliberações quando nelas tenha interesse, por si,
como representante ou como gestor de negócios de outra
pessoa ou ainda quando tal suceda em relação ao seu
cônjuge, parente ou afi m em linha recta ou até ao segundo
grau em linha colateral ou em relação com pessoa com
quem viva em união de facto.
8. Aos gestores públicos é ainda aplicável, com as
Um dos processos judiciais tem a ver com a namorada do Floresvindo admitida à margem do coconcurso e sem qualquer processo administrativo a suportar a sua admissao na Ads. O contrato de trabalho foi assinado pelo namorado e trabalhou aoenas dois dias. A cabala é sempre ppela mão do Floresvindo.
http://www.cmscst.cv/index.php/noticias/1224-acionistas-reagem-a-atos-ilegais-praticados-por-administradores-da-ads
a) O presidente é supostamente um dos cúmplices;
b) Que não existe um serviço de auditoria interna efetiva ou uma assessoria financeira que funciona efetivamente.
Por essas duas razões, os dois administradores devem ser imediamente apresentados ao tribunal para serem constituídos arguidos e, caso provem o facto, serem punidos com pena de prisão e, claro, devem reporem os montantes desviados.
Se fosse no PAICV nem rasto porque o NEVES ia esconder a falcatrua para que a imagem do PAICV não ficasse beliscada.
Queixa-criem dja sta na tribunal. Jornal ki inventa noticia nton? ka nhos defendi terra de ladros nhos fica ta ataca jornal cu politikice
nao deves ser fanatico exacerbado que te torna cego.
se a tua falha e la porque e a tua nao deves deixa_la continuar nesse mau comportamento.
pra um entendedor meia palavra basta
1-falhado porque como veterenario nunca exerceu, os animais nao gostam dele;
2- falhado porque como presidente de AdS estava mais preocupado em atacar os trabalhadores do que controlar os dois tubaroes que tinha como administrador;
3- falhado com a familia porque ninguem gosta dele;
4- falhado como ministro de agricultura;
5- falhado porque candidatou a presidente de camara de Santa Catarina e saiu derrotado;
6- falhado porque em tudo que se meteu siu pela porta dos fundos;
Enfim é mesmo um falhado que por onde andou nunca aprendeu que pessoas nao se gere com atitude de ditadura. Ide em paz gozar na solidao a sua vida, pois vai morrer sozinho e abandonado.
recusou transformar a emoresa num cebtro de emprego das Camaras Munihipais e de determinados autarcas que nao convivem bem vom a seriedade. Esse palerma que esta à frente da Câmara é o exemplo claro até onde a incompetencia pode chegar.
Tomara que o Senhor tivesse o curriculo do doctor de cstchor. Se estivesse em sintonia repararia que grandes gestores no mundo sao formados em historia e literstura. Gerir bem basta o bom senso e a honestidade. Nao sao os ecpnomiztas que levaram o munfo à pior crise economica fo mundo? Leia e deixe de ser estupido e pensar que totodos sao bacans como o Senhor.O seu doutoramento nao tornou o Senhor educado e nem o deixou de ser um ressabiado. Consulte Freud!Freud!
Ze Antonio dusciplinou o Ministerio pos os filhos de reis em sentido e surge agora a vinganzinha do HHelder Santos e da Senhora Tolentino. Quando o MpD profundo descobrir que um dos novos Administradores é sobrinho da Paula Moeda e da Belena Tolentino e passou de desempregado a Admigestor publico e pelo mao do MpD do Ulisses!
Estou a rir com tamanho disparate ! Quando chegar as campanhas vao chamar o Administrador ddo Paicv para vos ajudar.
http://www.cmscst.cv/index.php/noticias/1224-acionistas-reagem-a-atos-ilegais-praticados-por-administradores-da-ads
Na lembedela pa bu odja si ta parci algum osso pa bô bu ta bira CEGO e bu ta tenta fazi papel di advogado de diabo.
E, além do mais, são mentirosos.
Tenham vergonha.
http://www.cmscst.cv/index.php/noticias/1224-acionistas-reagem-a-atos-ilegais-praticados-por-administradores-da-ads
Ka bu kaba...
Dixan labanta pan flau, ma bu ka mås ki mi, kel bu ten ki min ten...
Ai si bu ka toma medida, homi faka, mudjer matxadu...
abertura de concurso para recrutamento de melhores quadros, continuando a alinhar na colocação de militantes do MPD, sem concurso . Uma tristeza para Santiago. Nem poder, nem oposição !
não passa disso, pois trata-se de uma empresa que nada mais fez do que comer. Agua que é bom, esta deixou de escorrer nas torneiras diariamente aqui em Assomada Só aparece de oito em oito dias, e as faturas, estas não não sofreram alterações nenhumas.
No início tudo era lindo, nas faturas vinha as leituras anteriores e atuais, o que facilitava o controle dos consumos.
Agora não, agora não vem descriminadas as os consumos. Só aparece o valor a pagar.
e isto não passa de um esquema bem montado para meter mãos nos bolsos dos consumidores.
Se um consumidor quiser saber qual o seu consumo terá de fazer um requerimento. ! Onde já se viu isto ?
A ADECO, tem de intervir nisto e por cobro a esta barbaridade, a este roubo camuflado