Pub
Por: Emanuel Barbosa

emanuel barbosa

Começa a ficar enfadonho ter de aturar esta tentação professoral da parte do José Maria Neves que se sente qualificado e autorizado a dar lições ao actual governo.  Do alto da sua arrogância intelectual faz crer que ele é quem sabe tudo sobre as mais diversas áreas da governação e que tudo o que este governo tem feito não passa do lugar comum.

O José, o ex-primeiro-ministro, julga-se o conselheiro guia do actual primeiro-ministro, o outro José, que tem resolvido as heranças intrincadas deixadas pelo primeiro. Tal pretensão mostra que afinal o José, o de apelido Neves, gostaria de continuar como primeiro-ministro de Cabo Verde. Que desengane-se aqueles que acham que saiu por causa de outros projectos, pois só não se recandidatou porque tinha a clara noção que perderia as eleições. Por isso, entendeu por bem fazer uma sabática com o fito de reciclar a sua imagem, diga-se bastante desgastada, a ver se volta, em 2021, sem as máculas deixadas pelos 15 anos da sua (des)governação.

O José, o derrotado, pelo tempo volvido desde as últimas eleições legislativas, já devia ter adquirido a compreensão das razões que fizeram o MpD ganhar as eleições. Mas, não. A sua prepotência e arrogância intelectual, bem como o crónico narcisismo de que padece não lhe permite libertar da ignorância, continuando mergulhado numa realidade que só existe na sua cabeça coberta de cabelos brancos, mas, quiçá, não tanta madura como aparenta, crendo nada ter a ver com a derrota do PAICV. Teima em não ver que o PAICV perdeu as eleições de 20 de Março de 2016, sobretudo em razão das políticas engendradas pelo seu governo que não resultaram em felicidade para os cabo-verdianos e, também, por estes terem decidido dizer basta as manobras eleitorais do PAICV do José que apostava na gestão interesseira da pobreza dos cabo-verdianos, isto é, na manutenção da franja mais desfavorecida da sociedade em situação de fragilidade para na altura das eleições ser acudida com prebendas primárias de muito mau gosto em troca de favores eleitorais. Os cabo-verdianos cansaram de serem manipulados com promessas como a introdução do 13º mês na administração pública que se revelou uma exploração indigna da expectativa dos agentes da administração pública, um insulto à inteligência deste povo humilde, mas não ingénuo, e um autêntico gozo com a dignidade das pessoas.

Mas o José, o das poesias, impávido e sereno, valendo do facebook, vai distribuindo, dia sim dia não, ensinamentos ao governo do José Ulisses Correia e Silva, sem dar conta que se está a vulgarizar-se sobremaneira.

Mas José, se és tão bom como fazes crer, sabedor de todas as coisas e detentor das melhores ideias, porque deixaste Cabo Verde no estado em que o deixaste? Pois, esta é a questão que não quer calar. Devo muito sinteticamente lembrar ao José, o das camisas de "pano di terra", que deixou um país cuja economia não crescia, com uma elevada dívida pública, com empresas públicas tecnicamente falidas e sorvedouras dos recursos do erário, desemprego a campear a solta, com batalhões e mais batalhões de jovens no desemprego e sem perspectivas do futuro, insegurança a atingir níveis inadmissíveis, com a máquina da administração pública imperada pela excessiva partidarização, com o nepotismo, a corrupção e outros vícios a atingirem patamares preocupantes nunca dantes vistos.  

Por ter deixado o país como deixou e tendo o MpD ganho as eleições seria de bom tom respeitar a vontade popular. Pois, que deixe o actual governo trabalhar, realizar o seu programa de governo que é para a legislatura, isto é, 5 anos e confiar no discernimento do povo cabo-verdiano que em 2021 voltará a ser chamado para avaliar o executivo do José Ulisses Correia e Silva e dar o seu veredito.

Mas, o José, aquele que chamou os cabo-verdianos de "burro na ladera", em face do seu projecto presidencial, tem-se sentido sobejamente incomodado com o bom desempenho do governo do Ulisses Correia e Silva. Pois, com os anos de estrada da politica que já tem sabe e bem que o sucesso deste governo é sinónimo de um MpD forte em 2021 e que um MpD na sua máxima força fará, com certeza, gorar o seu projecto presidencial, ademais quando o seu partido tarda em encontrar o rumo certo e a tão ansiada coesão interna, continuando um manto de retalhos com vários francos atiradores, cada um atirando a seu bel prazer na direcção que lhe aprouver.

Como vinha dizendo os ganhos do governo do José Ulisses Correia e Silva parece que tem tirado o sono ao José de Pedra Barro. Por exemplo, percebe-se nas entrelinhas das suas mensagens que a actual capacidade diplomática e a nova intensidade que se impôs a esta vertente da nossa política externa pelo governo do José Ulisses Correia e Silva é uma novidade que poderá estar na base do ressabiamento demonstrado nas opiniões expressas pelo José que em tempos, enquanto primeiro-ministro, quis reuir com os THUG's. O governo do Ulisses Correia e Silva apostou em Embaixadores seniores como Carlos Veiga, José Filomeno e Eurico Monteiro, colocando-os em postos diplomáticos chaves para os nossos interesses. O PAICV numa estratégia de baixa política tentou explorar o facto de dois deles não serem diplomatas de carreira. Mas, hoje é evidente que estão a apresentar resultados que confirmam que foram escolhas acertadas. A mobilização dos recursos financeiros para fazer face à seca que este ano abateu sobre o nosso torrão de forma violenta foi o que deu mote para a última publicação do José no facebook. Tentou desvalorizar o excelente trabalho do governo, em particular do Ministro Luís Filipe Tavares  e do Embaixador José Filomeno Monteiro, e não reconhece o bom momento da nossa diplomacia e da nossa relação com o mundo. 

O José, o das intrigas sobre a morte do Cabral, e o seu governo cansados e sem ideias estiveram em contra-mão com os princípios diplomáticos ao ponto de ter entrado em altercação com alguns dos nossos parceiros internacionais pela simples razão destes, em tempo certo, virem que o rumo do país não era o mais certo. Escusado será, por exemplo, lembrar o caso com o Embaixador da União Europeia, Pinto Teixeira.

Sem pretender ser o José dos aconselhamentos , para terminar, aconselho ao José que aprenda a lidar melhor com as suas frustrações, bem como com o sucesso dos outros e que guarde as suas energias para as presidenciais e que não comece aos tiros antes do tempo, pois a pressa é inimiga da perfeição. Ademais, ainda, lembrar ao José que os ressabiados não costumam ser bons conselheiros e que  no seu e no nosso Cabo Verde não está tudo louco como afirmou na sua publicação no facebook, mas sim que existem uns poucos a se fazerem de loucos, num bom crioulo "ta da pa dodu", a ver se as suas mensagens passam.

Comentários  

+3 # Coitado de Emanuel 19-12-2017 13:28
Óh Emanuel, abô dja bu fronta môz. Zé Maria ca podedu cuel. Coitado de bô!
Responder
+3 # ARAUTO 19-12-2017 13:17
Pois, depois de TRÊS Pesadas DERROTAS que vos foi desferidas por NEVES, entende-se vossa angústia e o MEDO de Zé Maria.Mas estejam à vontade que vocês têm 5 anos para governar. É claro, haverá julgamento e se for péssimo, a vossa próxima tem[censurado]da de oposição vai ser de 20 anos, ou seja, só voltarão ao poder em 2041.
Responder
-1 # Mila 18-12-2017 23:26
Sra Juliana cà nha fadiga cu Socrates e sês compas ês tem tcheu dor es cà ta tchiga calcanhar de Emanuel por isso kel adoraçao pa Zé Maria Neves só frustrados k ta sta ta vaguea na PT pamodi associacão pa mamacão cau dja biras Mau, por isso ês sta prenha de ódio nhôs ba da cabeça na parede, preguiçosos e parasitas.
Responder
-2 # Mila 18-12-2017 23:19
Emanuel por favor fla kês fulanos la má de Zé Maria basta e dam el ês recado má nu tem sodade de nôs avion e dia k é crê bem pa é trazenu nôs avion djunto cu el.
Responder
-2 # Mila 18-12-2017 23:15
Desemprego no pico, insegurança, promessa de 13*, regularizacão situacão professores pessoal da saúde, policia judiciaria, pessoal das cantinas escolares pa Zé Maria kela cà era obra, povo caboverdiano dja comeca ta xinte felicidade, nu cà creu de Volta nu cà squeci má bu tchomaba nôs de burro na ladera si bu bai ti bem nu ta dau kel não sem djobi pa lado, Cruz credo
Responder
+1 # SÓCRATES DE SANTIAGO 18-12-2017 20:24
Senhora Juliana Cabral, eu, Sócrates, posso ser tudo na vida menos bajulador. Aprenda, minha querida: o cidadão José Maria Pereira Neves é PROFESSOR AUXILIAR da UNIVERSIDADE DE CABO VERDE, cargo esse só desempenhado por DOUTORES. E mais, mesmo que o dito cidadão não fosse professor universitário de carreira, os 15 anos de muito boa governação do País valeram-lhe, por si só, vários títulos de DOUTOR HONORIS CAUSA por várias universidades de renome. Cara Juliana, se Cabo Verde é hoje um País razoavelmente infraestruturado, com forte investimento no capital humano e com uma certa credibilidade a nível internacional, isto, minha senhora, foi OBRA, principalmente, do PROFESSOR JOSÉ MARIA PEREIRA NEVES, Homem que liderou o País, como Primeiro Ministro, de 2001 a 2016, com uma visão inteligente e uma gestão pragmática muito assente na nossa realidade, abrindo o País ao mundo, mas protegendo e defendendo os interesses nacionais, com o total respeito pelas COISAS PÚBLICAS, coisas de todos nós, os cabo-verdianos. Não acha, minha estimada Juliana, que, só por isso, TAL HOMEM merece, efectivamente, o título de DOUTOR? E acha que isto é bajular? E já agora, diga-me, diga-me, minha cara senhora, o que fez por Cabo Verde, o que fez por nós, os verdianos, o senhor Emanuel Barbosa a não ser passear e parodiar pelas ruas de Lisboa, qual fadista boémio dos tempos da velha Metrópole? E olhe que eu conheço bem Lisboa assim como a MINHA AMADA PRAIA MARIA! Mantenha socrática!
Responder
-3 # djimbo 19-12-2017 16:09
Meu caro como é possível ser professor auxiliar,cargo que deve ser exercido somente por doutores conforme o seu comentário, então como o José Maria neves pode exercer este cargo. O grau de Doutor HONORIS CAUSA é figurativa e não física. Este cargo foi criado durante a governação de José Maria Neves, é cálculo de lobo. Criou o cargo foi estudar como aluno para vir leccionar depois. Foi isso que aconteceu.

mas entendo-te
Responder
-3 # alvim 19-12-2017 15:50
Situemos bem as coisas. O Zemas é apenas um licenciado, nem mestrado tem. Ele é professor auxiliar da UNICV que exige grau de doutoramento. Ele não tem doutoramento, se o tivesse, não estaria a faze-lo neste moimento em Portugal. Ele é professor auxiliar porque o To correia e silva deu-lho por cunha e não por mérito. É uma vergonha. E já agora o To correia e silva deu-lhe porque ele, o josé, como primeiro-ministro, o tinha nomeado reitor da UNICV sem que, para isso, tivesse as devidas habilitações académicas. Nem zemas tem habilitações para ser professor auxiliar, nem To as tinha quando chegou – imaginem só – a ser reitor da universidade pública. Tudo vergonha.
Responder
+2 # Zego Bravo 18-12-2017 19:19
Oh, Emanuel, vamos ser sérios e claros. Porque andam muito preocupados com o grande NEVES? Ele é um cidadão e Um Grande Cidadão e como tal está presente na vida deste país. Isto vos incomoda? Porquê? Não se sentem à vontade? Não se preocupem porque já vão ser escorraçados do poder logo logo, quanto possível.
Responder
-2 # Mila 18-12-2017 18:40
Emanuel Barbosa, Este pequeno e grande homem sta tra nhôs sono, nhôs sa ta repara trabalho k governo de MPD sta fazi, enquanto nhôs sta na blablabla ês ta ba ta fazi kel k nhôs dexa pa fazi incompetentes, nhôs fla Zé Maria Neves por favor pa é mandanu nôs avion de volta.
Responder
-2 # Mila 18-12-2017 18:33
PACVistas dja desorienta ca bali nhôs ataca Emanuel nhôs cà ta pol para, só força pa continua, pa desmascara nhôs e pa fla povo de Cabo Verde má nhôs kel lider nepotista la nhôs ta fica lá, lider fraca e sem ideias parcem ma el sta cu ansiedade.
Responder
-2 # Emilia fragoso 18-12-2017 17:56
Emanuel hora k screbi nhôs ta ruma nhôs ta bem ataca dja nhôs cà conchedo pamodi e ta toca nhôs dedu na ferida, nhôs di Paicv dja nhôs desorienta, cu trabadjo k ês governo sa ta fazi dor na cotovelo? Será? Nhôs tchupa limão, Emanuel é ferro curado cu el nhôs cà podi, PAICV menssageiros de desgraça k amor k nhôs tem pa C.V.. Ta comeca pa Ex primeiro Jose Maria Neves kel k dexa nhôs na desespero sem candidato na Presidêncial cau staba Mau pa el, gossi é sta spreta si cau sta favoravel má cà nhôs squeci má é dexa nhôs na mon cà tem amor pa C.V.
Responder
+2 # Rui de Almeida Duart 18-12-2017 17:41
Esse EB é um tipo comico. Um tipo que nemsabe expressar convenientemente, vem agora comentar ou analisar os "post" do JMN?Tnes capacidades para comentar algma coisas? Tu tens conselhos a dar ao JMN rapaz que apareceu ha dias na politica, Vens falar do bom trabalho do teu colega Jose Filomeno,mas o que tu sabes do Ze Filomeno se esta a trabalhar bem ou mal. Ze Filomeno passaavida a beber emais nada.
Responder
-2 # Domingos 18-12-2017 19:46
Sr Rui de Almeida tera q melhorar o seu portugalez
Responder
+2 # Jose Silva 18-12-2017 16:55
Oh que De[censurado]do mais enfadonho! Vira o disco e toca o mesmo. Até parece que foi eleito pelo Círculo do José Maria Neves!
Responder
+2 # Joao Alves 18-12-2017 16:53
Um de[censurado]do pago mas não trata nada, nada dos assuntos da emigracao. Está pago só para falar mal do Grande José Maria Neves, homem que deixou obras feitas. Continua, continua. Assim fazes mais publicidade ao JMN.
Responder
-3 # tubarao 18-12-2017 14:19
Eu gosto deste Sr. Emanuel, porque ele mexe com os paicvistas , ahahaha. ele vos mete os cabelos em pé. é por isso que voces aparecem disparando em toda a direcção a maltrata-lo, mas ele é corajoso. Ele vos incomoda porque ele é um homem de coragem que mete com o vosso José, coisa que pouca gente faz. Continua assim sr. Emanuel , sem medo de tubaroes.
Responder
+3 # Poder do Povo 18-12-2017 13:50
Óh Emanuel, tás de volta pá? Então não aprendeste com as lições recentes?
Juntas todas as cabeças dos homens do MpD, esses nunca chegarão à dimensão do Cidadão José Maria NEVES. Tens dúvida? veja só a vossa incompetência em quê que resulta! Andaram porque cá BASOFOS com a coisa da presidência da CEDEAO e qual é o resultado? Faltou-vos, lá dentro, gente com a Cabeça do NEVES para orientar-vos em como fazer. Este é apenas um exemplo do vosso experimentalismo, amadorismo e infantilismo na política e nos Negócios do Estado. É claro que isto vai resultar numa factura a que têm que pagar. Pode ir somando as facturas que irão contribuir para a vossa pesada derrota. E estou certo que a vossa próxima tem[censurado]da de oposição não vai ser de 15 anos, mas sim 20 anos. O Zé Maria deu-vos 03 derrotas e, por isso, se compreende as tuas angústias e ódio. Mas é DEMOCRACIA.
Responder
+3 # Lela Curica 18-12-2017 11:14
Oh Emanuel, ainda não percebeste que és uma formiguinha ao pé do "gigante" JMN. Cresca e apareça. Sabes que estás mal cotado junto ao UCS e desatas a engraxar antecipadamente para manteres um statu quo que é muita areia para o teu camiãozinho. Com esse tipo de artigeto mal escrito e conseguido, vê-se a dimensão do homenzinho que quer crer que é grande. Ba tma bonhe na cold dpex
Responder
-4 # Rui Pedro 18-12-2017 13:53
Verdade seja dita Emanuel uma coisa qui ca poodi acusal e di graxador. pelo menos di quel quim ta acompanha, ah ele o que tem di fla e ta fla sem papa na luingua doa a quem doer. nho sta mesti informa mas antes di papia. també oia se bo ta comentá que mas nível...oiá se bo ta tma bonhe antes de bo lambé JMN pé.
Responder
+3 # mlela31@gmail.com 19-12-2017 00:56
Oh Rui, as investidas do teu ídole (ou não será tu mesmo, Emanuel) é lambé UCS e engraxar quase que diariamente as botas do PM: Ba cata kukim também, vê-se que contentas com pouco, pois admirar um homem minusculo como ele só pode ser um anão desmiolado kkkk
Responder
+4 # 18-12-2017 10:56
Da gozo, ler as barbaridades do sr. Baboso, ups Barbosa. Pois, serve de termómetro para se medir o quanto JMN é temido, pelo MPD. Já dizia o outro que a raiva é o medo escondido, e Sr. Baboso, pelo grau de fel que destila, vê-se o quanto temem o José de Pedra de Barros.
O segredo, não é teme-lo e ataca-lo, mas sim trabalhar, de sol a sol, como ele fez ao longo dos 15 anos. E não tenha medo de errar, porque ele errou muito, mais o povo que sabe reconhecer, continua a admirar o Zé, de Pedra de Barro, pelos esforços de 15 anos.
Tente fazer , o mesmo- trabalhe, trabalhe e trabalhe, que no fim ganhará a admiração do povo e concluirá que não vale a pena temer o Zé, porque o seu sucesso e do MPD, dependerá é do Vosso trabalho.
Responder
-4 # piriquito 18-12-2017 10:50
Oh Catarinho, bedja tem calma!

O josé deu Cabo da nossa Terra, de facto, veja o que aconteceu com a CEDEAO, deixou tanta divida, que deu no que deu. Mas também não bato palmas para este Governo que fez desta candidatura um fiasco, com os nossos Diplomatas num camporta total, Deixaram o Ministro e o Presidente totalmente sozinhos.
Agora toda a gente manda bocas.
Mas enfim!
Responder
+4 # Catarino Dias 18-12-2017 12:07
Piriquito Barbosa, as dívidas da CEDEAO em relação às quotas são do tempo 90 quando vocês estavam no poder a desgovernar como agora estão a fazer.
Nesse tempo o então MNE José Tomás Wanhon Veiga deu uma entrevista num jornal da praça a dizer que Cabo Verde devia sair da CEDEAO. E esta ideia peregrina rabentola foi secundada pelo JCF quando foi também MNE!
A História não se apaga com mentira e artigos de bosta como você faz!
Cresça e apareça homem pequeno!
E vá ao Júlio de Matos tratar-se!
Responder
+4 # SÓCRATES DE SANTIAGO 18-12-2017 10:25
As baboseiras de sempre do senhor Emanuel Barbosa. Este aprendiz de político acha que, atacando o DOUTOR José Maria Neves, antigo e melhor Primeiro de Cabo Verde, conseguirá um cargo qualquer na próxima remodelação governamental. Assim vai o País, governado por uns rapazotes ventoínhas da laia do senhor Emanuel Barbosa, sem rumo, sem direcção, sem norte. A única coisa que tristemente se vislumbra é a venda desenfreada da nossa terra ao capital estrangeiro, vivendo o POVO na mais profunda crise, na extrema miséria e inquietante angústia.
Responder
-3 # Juliana cabral 18-12-2017 13:45
Sentimento de inferioridade. Vê-se que o senhor sócrates sente-se inferioridade e acha que o sr. DOUTOR José é um Deus. E esse senhor Barbosa que o senhor chama de aprendiz.... é bom aprender! porque nunca se nunca se chega ao topo sem se aprender. Certo é que não se chega a lado nenhum só bajulando como o senhor, ou seja com complexo de inferioridade
Responder
-1 # djimbo 18-12-2017 12:09
Você não percebe que esta desgovernação é deixada pelo que você chama de Dr. Mesmo Deus descia não conseguia fazer milagres para que Cabo verde saísse desta miséria que vai continuar infinita.

Se calhar está a falar e escrever espero não por fanatismo. Mas aconselho-o a estudar melhor a situação de Cabo verde, no que toca a situação social, económica, política, jurídica e não me venha dizer que ela é da responsabilidade deste governo. Sejamos sensatos.
Responder
+3 # Catarino Dias 18-12-2017 10:07
Este pretenso artigo de opinião não é mais que o reflexo das frustrações do Emanuel Barbosa.
O dito estava a ver-se ao espelho quando espremeu essa bosta de artiguelho tentando atingir o JMN que tanto inveja e tem raiva.
O Emanuel Barbosa precisa de uma consulta urgente com o Dr. Manuel Faustino ou com o Dr. Lobo Antunes e ser internado pois tem grandes e crónicos distúrbios de personalidade, típico dos psicopatas.
Sempre que o JMN faz um post lá está o Emanuel Barbosa à coca para ver o que foi escrito, e sempre que o JMN escreve na sua página pessoal é uma tremenda dor de cabeça para os ventoínhas, que pagam a pseudo escribas doidos das esquinas de Lisboa para escreverem coisas dessas, dignas da revista Maria ou da TVI.
Emanuel Barbosa não têm WC em casa para largar as suas necessidades fisiológicas em vez de colocá-las nesses "artigos" de opinião?
Caramba homem pequeno!
Responder
-3 # Rui Pedro 18-12-2017 14:13
MAS MUITOS DE VOCES DO PAICV/GC SÃO BAIXOS E ORDINARIOS AHM. tenhas respeito esse senhor catarino é fuleiro e tem de respeitar opinão . JMN deveria estar preso ... so que o governo do MPD , que não gosto , digo de passagem, não está a invetigar como deve ser os crimes publicoa que o Zé fez, assim como investigaram o sócrates na europa. Esse senhor emanuel escreveu e muito bem dito
Responder