Pub

emanuel barbosa

O PAICV, desde que foi relegado para a oposição, tem tentado volatilizar as fronteiras da sala da sessão plenária, expandindo-as para outros terrenos, numa vã tentativa de conseguir em outros foras e por outras vias o que tem perdido nos debates no parlamento.

Foi assim quando, numa primeira fase, apresentou várias e infundadas denúncias junto da Procuradoria-geral da República, numa atitude imatura da judicialização da política. Continuou nesta senda, incitando a greves e, mais recentemente, promovendo manifestações e colocando os seus peões em organizações da sociedade civil no país e na Diáspora, com o fito de fomentar a instabilidade social, enquanto captura para proveito próprio importantes instrumentos de intermediação com a sociedade.

Ao PAICV interessa criar ruídos para confundir as pessoas, para impedir a compreensão dos ganhos que o governo de Ulisses Correia e Silva vem conseguindo e para criar a percepção de caos na sociedade. É neste sentido que também tem utilizado a sua tão oleada máquina de propaganda política, envolvendo os seus militantes e activistas para levar a cabo uma forte comunicação nas redes sociais, produzindo e amplificando fake news, alimentando os mais incautos com falsas notícias.

Tem apostado todas as suas cartas na corrosão da imagem do governo e do seu líder com o objectivo último de regressar ao governo já nas próximas eleições legislativas.

Ao PAICV, como a qualquer outro partido político, assiste o direito de fazer oposição nos termos que bem entender, desde que dentro dos limites constitucionais. Porém, é lamentável assistir a um partido do arco do poder, que já assumiu, por várias vezes, responsabilidades governativas, a banalizar-se, a desqualificar-se, quase tornando-se num partido antissistema, com comportamentos a roçar aos dos pequenos partidos contestatários que pululam em outras paragens, travestindo-se em sociedade civil e arrogando o direito de substitui-la.

O PAICV deve entender que todo o mundo já percebeu a sua estratégia e que já ficou claro que tem sido o promotor das manifestações e que estas não são resultados da insatisfação do povo para com a governação, como pretende fazer crer, mas sim do descontentamento do PAICV e dos seus militantes com a sua nova condição. Pois, não têm sabido estar na oposição, assumir e cumprir com o papel que lhes cabem e para o qual foram relegados pelo povo no estrito uso de direitos que lhe cabe na Constituição da Repúblicade, valendo-se de instrumentos democráticos, isto é, pela força do voto.

O PAICV não pode pretender pela via da insurreição inverter e perverter os resultados das eleições ou forçar a cogovernação com o MpD. Pois, o povo escolheu o MpD e Ulisses Correia e Silva para governar e Janira Hopffer Almada e o PAICV para serem oposição até 2021, altura em que cada uma das forças políticas e as respectivas lideranças voltarão a ser avaliadas na urna.

Até lá que o PAICV deixe o governo trabalhar, pois, há muito a fazer para corrigir as pesadas e complexas heranças que deixou ao país e que, sorrateiramente, vem tentando fazer crer que não são da sua autoria e nem da sua responsabilidade.

Dada a natureza dos problemas criados e deixados pela governação do PAICV exigia-se-lhe que tivesse uma atitude colaborante na solução dos mesmos, mas não podendo ajudar o mínimo que se lhe pede é que não atrapalhe.

Uma boa oposição não passa por ser mansa ou politicamente correcta. Tem tão-somente de ser uma boa oposição, isto é, tem de pautar-se pelos ditames constitucionais e democráticos, colocar os supremos interesses do país acima dos seus, bater pelos seus ideais com convicção, seriedade e elevação e posicionar-se como alternativa credível.

 

Comentários  

+1 # Delenda Óbice Treva 14-07-2018 15:29
Apoio sem reservas e "sem jover pro lado" o comentário do meu conterrâneo, o sage SÓCRATES DE SANTIAGO. Os partidos têm de por de lado a tentativa de tomar os cabo-verdianos por meros imbecis, pessoas sem valor, sem referência e sem utilidade. Não, os cabo-verdianos são muito mais inteligentes e argutos que estes senhores desviadores de atenção do povo julgam. Arrepiem caminho e deixem de bla blá.
Responder
-3 # Sónia Barreto 13-07-2018 13:44
Senhor Emanuel Barbosa por favor não ligues a esta gente, pois está provado que são todos do PAICV e assumem de forma explicita ou implicita e isto é prova de que o que o Senhor falou é verdade. Acham-se a vos do povo e querem substituir o povo. Fazem crer que as suas mensagens são mensagens do povo. Mas , não. Esta é a mensagem do PAICV,veiculada por gentes do PAICV, para proveito do PAICV.
Responder
0 # Zebe 13-07-2018 15:31
Sónia, ca bu skeci ma PAICV, kel partido mariado li, ma poi nhos 15 anos ndjudjun.
Responder
0 # Apartidário 13-07-2018 12:51
Óhh Emanuel, faça-te o favor!

Então o povo das ilhas não pensa por sua cabeça?
Cuidado, que estás a passar um certificado de estúpidez aos caboverdianos.

E agora vens com esta conversa de que os "tambarinas" são a mão invisível por detrás da insatisfação reinante no país. Só nos faltaba essa!

Quanto ao oportunismo político, relativamente a muitos temas polémicos da actualidade nacional, dizer que a "luva" sentaria de forma perfeita ao MpD durante a época que foi oposição, ou seja, que o nível de aproveitamento político na passada oposição "ventoínha" foi igual de lamentável.

Sendo assim, deixemos de hipocrisia e queixinhas e começemos a trabalhar, porque trabalho é o que menos se mostra.

Tenho dito!
Responder
0 # Apartidário 13-07-2018 14:57
"...certificado de estupidez", queria eu dizer!
Responder
-3 # ILDEBRANDO 13-07-2018 12:19
Sr.(a) Vigo, o Emanuel Barbosa é uma pessoa muito atenta e inteligente. A grande verdade é que o PAICV financia verdadeiras células de propaganda! Este Partido paga aos turcos da JPAI, dá-lhes com[censurado]dores portáteis e paga-lhes a internet para estarem a atacar o Governo e o Ulisses nas redes redes sociais, ao estilo dos mais reles cyber-terroristas! Você acha que algum dia o povo cabo-verdiano vai aceitar ser governado por um Governo que tenha a Janira como Primeira-Ministra e Julião Varela, Nuias Silva, Moisés Borges, José Sanches, João do Carmo como ministros? Come on! Tenha juízo, buddy!
Responder
0 # Vigoroso 13-07-2018 15:40
#ILDEBRANDO#,

Vocês estão a ver a realidade de forma enviesada! Não é o PAICV, não são os jovens da JPAI, não é nada disso e nem é fantasma. É o povo cabo-verdiano que já está muito irritado com o MpD. A tal felicidade que nuca mais chega. Tá ver? Eu não sou de nenhum partido, mas votei no MpD, acreditando no Ulisses, mas convenhamos! Este governo está a falhar em tudo e não deu ainda nenhum sinal de que vai passar de COSMÉTICAS e discursos de propaganda para trabalhar a transformação de Cabo Verde. É este o cerne da questão, tá ver?
Responder
+4 # Sócrates de Santiago 13-07-2018 11:48
Este marciano, de nome EMANUEL BABOSA, poderia muito bem ser apelidado de O ÚLTIMO RABENTOLA. É que, mesmo no seio do MPD, já não existem militantes tão fanáticos, tão extremistas, tão ignorantes, pois, os tempos são outros e, hoje, as pessoas nao não vêem o País apenas pelos ângulos partidários. Neste preciso momento, os cabo-verdianos mais críticos em relação ao fraco desempenho deste Governo fantoche do MPD são os próprios militantes e simpatizantes do MPD. O Senhor extraterrestre, EMANUEL BABOSA poderá estacionar a sua nave ali no Parlamento e dar um pequeno passeio a pé pelos bairros periféricos desta Cidade da Praia ou então apanhar um hiace da Praia até Tarrafal e assim poder ver in loco a miséria extrema, angústia e o sofrimento deste povo. Talvez, deste modo, o nosso MARCIANO BABOSA ponha, definitivamente, os pés no chão das ilhas, viva e sinta os reais problemas de Cabo Verde Talvez, deste modo, o nosso MARCIANO BABOSA deixe de arranjar bodes expiatórios pelo mau desempenho do seu Partido no poder e comece também a pressionar o Senhor Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva e o seu Governo para fazer cumprir as promessas da campanha eleitoral e começar a governar com sentido de Estado para resolver os graves problemas que este País e este Povo vêm enfrentando. Finalmente, meu caro EXTRATERRESTE EMANUEL BABOSA, hoje, Cabo Verde tem uma SOCIEDADE CIVIL razoavelmente esclarecida e escolarizada, consciente também do seu papel no xadrez político nacional e que não quer deixar o desenvolvimento deste arquipélago apenans nas mãos dos partidos. A SOCIEDADE CIVIL quer também participar, dar a sua opinião e ser ouvida.E uma das formas de fazer isso é MANIFESTAR, MANIFESTAR com todos e por todos os meios disponíveis até que os problemas do POVO sejam resolvidos. TOME NOTA E TOME JUIZO, SENHOR PARLAMENTARZINHO MEDIOCRE E MALCRIADO!
Responder
0 # PINTON 20-07-2018 11:06
Tu só de nome é que tem "Socrates" que foi ymgrande jogad=or.

Achas que o problema de cabo verde começou há 2 anos? Pobreza, miséria e tudo isso vem se arrastando dos 15 anos do PAICV ou não?

O MPD está a tentar fazer o seu trabalho que só é possivel se vocês pararem dessa mania de greves , manisfestacões etc. etc.

O povo tem paciência, e está de facto seguindo o desenvolvimento aplicado pelo Governo. Se no fim do mandato não estiver de acordo, vocês votam contra e os outros votam com as suas conciencias e ponto final.

Ou vão para o Governo, o que duvido ou continuam o caminho no Shael.

Até à proxima
Responder
+4 # Denilson jorge forte 13-07-2018 11:20
Estes de[censurado]dos principalmente a situação devem entender que são empregados do povo.
Devem trabalhar pelo povo e não tentar passar um atestado de incompetencia ao povo pelo qual deu-lhes trabalho e mordomias por um periodo de cinco anos.
Este tal emanuel barbosa anda a escrever e falar tantas baboseiras sem um minimo de respeito ao eleitor que é o seu patrão.
Responder
+3 # Vulcão 13-07-2018 11:17
Óh Emanuel, deixas de palhaçada. Vocês encontraram o país bem.

É que perante a vossa incapacidade, estão a confundir os problemas normais de um país, como Cabo Verde, com problemas provocados pela governação, como, agora sim, estão a criar. Ou julgavam receber um país onde não havia nada para fazer? Isto não existe! Vocês encontraram o país a funcionar normalmente, com re[censurado]çao internacional, com um governo credível e a resolver os problemas, mas encarando-os como desafios normais do ato de governação. E vocês não sabem para quê foram eleitos? Ou é por causa da vossa incapacidade, estão a escudar-se nos "Probelmas" deixado pelo PAICV? Pensavam que iam encontrar a papinha feita? Não meus senhores, Governar Cabo Verde é transformar o Impossível no Possível. Se lembram quando o Dr. José Maria Neves disse isto no seu livro, o quê que disse o Ulisses? Que tudo era fácil. Então, AGUENTEM. Não são problemas criados pelo PAICV, mas sim problemas de Cabo Verde.
Responder
+3 # Terralonge 13-07-2018 11:05
Óh homem, bó é TEMOSO!
Agora, percebo que não é só teimoso, também precisa ir à escola para aprender como se usa certos termos. Não se diz FORAS, mas sim FORA, quando se está a falar no plural. Ok?

Quanto ao resto, o povo está Ragalado. Por mais que o PAICV fez asneira, nada que se compara com as ASNEIRADAS que o MpD fez nos anos 90 e muito menos comparável com o que estão a fazer agora. Vocês, mais do que asneiras, estão a dar cabo d e Cabo Verde. Aliás, este é o vosso timbre. Mas o tempo vai resolver tudo isto. Se QUINZE ANOS não foi suficiente para tomarem juízo, da próxima vai ser 30 ANOS de Castigo.
Responder
-4 # niquito 13-07-2018 10:40
Que análise bem feita e que já incomodou o PAICV. Este artigo é tudo o que eu tinha engasgado no pescoço e hoje vejo que o Sr. De[censurado]do Emanuel Barbosa está atento e traz uma importante ajuda para desmascarar o PAICV.
PAICV é ODEMÓNIO...CREDO CRUZ BATARETO.
Responder
+1 # Vulcão 13-07-2018 11:20
ÓÓÓh "niquito" bô é niquito mê. Coitado!
Responder
-3 # ILDEBRANDO 13-07-2018 10:00
O Emanuel Barbosa tem toda a razão! O PAICV continua a comportar-se como todos os outros partidos de vanguarda, comunistas, marxistas das ex-colónias portuguesas, ostentando a mesma forma de ser e estar: "somos os donos disto tudo!" É a tal matrix de esquerda retrógrada que leva o pessoal deste Partido a não conseguir viver fora do poder. Têm que estar no poder para poderem viver à grande e à francesa! Para os seus negócios poderem florescer! Para poderem fazer os investimentos que desejam nas suas vidas! Fora do poder são reduzidos à insignificância! O desespero para se apoderarem das mamas do Estado é de tal monta que nunca se coibirão das práticas mais nefastas e indignas para atingirem esse desiderato!
Responder
-2 # Vigo 13-07-2018 11:26
ILDEBRANDO
Por acaso, sabe dizer-nos porque o povo vos castigou com 15 anos na oposição?

Sabia que da próxima vai ser 20 anos?
Responder
0 # Elísio Semedo 13-07-2018 09:47
Gostaria muito de poder encetar um debate muito profícuo com o Sr EB mas confesso que me sinto impotente por não saber como e por onde começar. Gosto de fazer debate por cima dos interesses político-partidários e por cima das ideologias religiosas. Será possível fazer esse debate?
Responder
0 # Orlando vaz 13-07-2018 09:41
Esse Emanuel Barbosa o que quer afinal? Protogonismo? Acho que sim
Esse gajo é dos De[censurado]dos na Naçao dos mais radicais no seio do MPD. Nao sabe lidar com a oposiçao, que tem que fazer o seu papel. Pena que enquanto ele estava na opisiçao vivia numa boa em Portugal sem saber o que se passava no Pais, agora como de[censurado]do da ocasiao e vivendo no Pais, tem vindo a manifestar tudo quanto é norma numa oposiçao.
Como nao sabe expressar convenientemente vem esbarrar a sua furia na escrita.
Responder
+1 # Babaca 13-07-2018 09:33
Isso é de bradar o céu, um de[censurado]do que gaba de ser democrático vir ao terreno solicitar a oposição que se cale e deixa o seu partido a desgovernar o país o MPD dou a tacv a uma empresa estrangeira e colocou milhões de contos e ninguém deve falar disso, deu dr bandeja os transportes domésticos a uma empresa estrangeira num contrato secreto obscuro com milhões de contos mas ninguém deve falar nisso, a comunicação social do estado manipulado e instrumentalizado, a administracao pública partidarizada, a criminalidadé a aumentar e com novos fenómenos como raptos de pessoas, assalto a bancos, furto de crianças etc, para o ilustre de[censurado]do ninguém deve falar disso, para o de[censurado]do o povo deve apenas falar das propagandas enganosas do governo e dos que lhe sustenta, francamente esperaria mais do senhor...
Responder
+1 # Di Pikus 13-07-2018 08:57
"Ao PAICV interessa criar ruídos para confundir as pessoas, para impedir a compreensão dos ganhos que o governo de Ulisses Correia e Silva vem conseguindo e para criar a percepção de caos na sociedade. É neste sentido que também tem utilizado a sua tão oleada máquina de propaganda política, envolvendo os seus militantes e activistas para levar a cabo uma forte comunicação nas redes sociais, produzindo e amplificando fake news, alimentando os mais incautos com falsas notícias."
Que arrogância e boa lata você tem. Não concentrem em trabalhar para garantirem o necessário para a sobrivivência dos Caboverdianos e ficam aqui a fazerem intrigas e calunias, com mais promessas e mentiras, pensando que estão a engar o povo.
O vosso trabalho é com o povo não o PAICV. O PAICV é oposição e está a fazer o seu trabalho enquanto oposição.
Aí eu Pergunto... O MPD, enquanto era oposição qual era o seu papel? Não faziam o mesmo, até pior?
Agora um concelho. É melhor trabalharem mais e melhor porque estão a dar a oposição campo de actuação e eles tendo argumentos fortes têm que agirem. Concentrem em CV e deixem de disculpas farrapadas porque isto não cola. O Povo está farto das vossas lábias.
Responder
+2 # Gregio Gonçalves 13-07-2018 08:36
Pois é, Ilustre (De)[censurado]do, o POVO é buro - nao vee, não ouve, não fala e nem também "mija". Nada, nada acontece de mau com esta governação. Tudo corre às mil maravilhas. Quem vee, ouve ou fala contrário porque é mau, mau e mau, e quer mesmo afundar essa governação com maus agoiros. Bokas fedi, nhos cala i dexa esse governason bai sima sta bai (ago nhos guarda sobrevivensia, si ten, na saku i bidon para tenpu ki ta ben)
Responder
+2 # Ana Maria 13-07-2018 08:33
Não sei se rio ou se choro com este discurso do Mpd. A vossa táctica é mentir, mentir, mentir , para ver se fica verdade. Mas a verdade é que o país está completamente à deriva e o povo não precisa ser manietado pelo PAICV para ter noção das vossas trapalhadas. E o pior é que é em todas as àreas de governaçao. E o mais grave é que quem votou em vós está extremamente arrependido. Pena nao temos um PR junto do povo que toma pulso da governaçao, que puxa aa orelhas. Mas 2021 está ai á porta, passa num instante. Ja so vos 2 orçamentos. Rezemos para que ate lá nao distruam o país completamente
Responder
+3 # Catarina Leal 13-07-2018 08:23
Que artigo tão pobre e cheio de nada!
Porque não te calas homem curto!
Além de burro é demagogo e populista!
Os caboverdianos são inteligentes e não vão em cantigas para boi dormir.
Onde estão os 11 aviões da TACV?
Onde estão os 9 mil empregos/ano?
Onde está o aumento dos vencimentos?
Onde está o crescimento económico a 7% ano?
Onde está a felicidade?
Onde estão as soluções para Chã das Caldeiras?
Onde está a mitigação da seca?
Onde está a regionalização de São Vicente?
Onde está a isenção das propinas até ao 12º ano?
Onde está a segurança?
Como estão as evacuações de doentes via Binter?
E tudo o MpD levou nos seus compromissos para o espaço das mentiras!
Emanuel vai apanhar coquinhos lá em São Domingos com a tua concubina.
Responder