
O PAICV, desde que foi relegado para a oposição, tem tentado volatilizar as fronteiras da sala da sessão plenária, expandindo-as para outros terrenos, numa vã tentativa de conseguir em outros foras e por outras vias o que tem perdido nos debates no parlamento.
Foi assim quando, numa primeira fase, apresentou várias e infundadas denúncias junto da Procuradoria-geral da República, numa atitude imatura da judicialização da política. Continuou nesta senda, incitando a greves e, mais recentemente, promovendo manifestações e colocando os seus peões em organizações da sociedade civil no país e na Diáspora, com o fito de fomentar a instabilidade social, enquanto captura para proveito próprio importantes instrumentos de intermediação com a sociedade.
Ao PAICV interessa criar ruídos para confundir as pessoas, para impedir a compreensão dos ganhos que o governo de Ulisses Correia e Silva vem conseguindo e para criar a percepção de caos na sociedade. É neste sentido que também tem utilizado a sua tão oleada máquina de propaganda política, envolvendo os seus militantes e activistas para levar a cabo uma forte comunicação nas redes sociais, produzindo e amplificando fake news, alimentando os mais incautos com falsas notícias.
Tem apostado todas as suas cartas na corrosão da imagem do governo e do seu líder com o objectivo último de regressar ao governo já nas próximas eleições legislativas.
Ao PAICV, como a qualquer outro partido político, assiste o direito de fazer oposição nos termos que bem entender, desde que dentro dos limites constitucionais. Porém, é lamentável assistir a um partido do arco do poder, que já assumiu, por várias vezes, responsabilidades governativas, a banalizar-se, a desqualificar-se, quase tornando-se num partido antissistema, com comportamentos a roçar aos dos pequenos partidos contestatários que pululam em outras paragens, travestindo-se em sociedade civil e arrogando o direito de substitui-la.
O PAICV deve entender que todo o mundo já percebeu a sua estratégia e que já ficou claro que tem sido o promotor das manifestações e que estas não são resultados da insatisfação do povo para com a governação, como pretende fazer crer, mas sim do descontentamento do PAICV e dos seus militantes com a sua nova condição. Pois, não têm sabido estar na oposição, assumir e cumprir com o papel que lhes cabem e para o qual foram relegados pelo povo no estrito uso de direitos que lhe cabe na Constituição da Repúblicade, valendo-se de instrumentos democráticos, isto é, pela força do voto.
O PAICV não pode pretender pela via da insurreição inverter e perverter os resultados das eleições ou forçar a cogovernação com o MpD. Pois, o povo escolheu o MpD e Ulisses Correia e Silva para governar e Janira Hopffer Almada e o PAICV para serem oposição até 2021, altura em que cada uma das forças políticas e as respectivas lideranças voltarão a ser avaliadas na urna.
Até lá que o PAICV deixe o governo trabalhar, pois, há muito a fazer para corrigir as pesadas e complexas heranças que deixou ao país e que, sorrateiramente, vem tentando fazer crer que não são da sua autoria e nem da sua responsabilidade.
Dada a natureza dos problemas criados e deixados pela governação do PAICV exigia-se-lhe que tivesse uma atitude colaborante na solução dos mesmos, mas não podendo ajudar o mínimo que se lhe pede é que não atrapalhe.
Uma boa oposição não passa por ser mansa ou politicamente correcta. Tem tão-somente de ser uma boa oposição, isto é, tem de pautar-se pelos ditames constitucionais e democráticos, colocar os supremos interesses do país acima dos seus, bater pelos seus ideais com convicção, seriedade e elevação e posicionar-se como alternativa credível.





Então o povo das ilhas não pensa por sua cabeça?
Cuidado, que estás a passar um certificado de estúpidez aos caboverdianos.
E agora vens com esta conversa de que os "tambarinas" são a mão invisível por detrás da insatisfação reinante no país. Só nos faltaba essa!
Quanto ao oportunismo político, relativamente a muitos temas polémicos da actualidade nacional, dizer que a "luva" sentaria de forma perfeita ao MpD durante a época que foi oposição, ou seja, que o nível de aproveitamento político na passada oposição "ventoínha" foi igual de lamentável.
Sendo assim, deixemos de hipocrisia e queixinhas e começemos a trabalhar, porque trabalho é o que menos se mostra.
Tenho dito!
Vocês estão a ver a realidade de forma enviesada! Não é o PAICV, não são os jovens da JPAI, não é nada disso e nem é fantasma. É o povo cabo-verdiano que já está muito irritado com o MpD. A tal felicidade que nuca mais chega. Tá ver? Eu não sou de nenhum partido, mas votei no MpD, acreditando no Ulisses, mas convenhamos! Este governo está a falhar em tudo e não deu ainda nenhum sinal de que vai passar de COSMÉTICAS e discursos de propaganda para trabalhar a transformação de Cabo Verde. É este o cerne da questão, tá ver?
Achas que o problema de cabo verde começou há 2 anos? Pobreza, miséria e tudo isso vem se arrastando dos 15 anos do PAICV ou não?
O MPD está a tentar fazer o seu trabalho que só é possivel se vocês pararem dessa mania de greves , manisfestacões etc. etc.
O povo tem paciência, e está de facto seguindo o desenvolvimento aplicado pelo Governo. Se no fim do mandato não estiver de acordo, vocês votam contra e os outros votam com as suas conciencias e ponto final.
Ou vão para o Governo, o que duvido ou continuam o caminho no Shael.
Até à proxima
Devem trabalhar pelo povo e não tentar passar um atestado de incompetencia ao povo pelo qual deu-lhes trabalho e mordomias por um periodo de cinco anos.
Este tal emanuel barbosa anda a escrever e falar tantas baboseiras sem um minimo de respeito ao eleitor que é o seu patrão.
É que perante a vossa incapacidade, estão a confundir os problemas normais de um país, como Cabo Verde, com problemas provocados pela governação, como, agora sim, estão a criar. Ou julgavam receber um país onde não havia nada para fazer? Isto não existe! Vocês encontraram o país a funcionar normalmente, com re[censurado]çao internacional, com um governo credível e a resolver os problemas, mas encarando-os como desafios normais do ato de governação. E vocês não sabem para quê foram eleitos? Ou é por causa da vossa incapacidade, estão a escudar-se nos "Probelmas" deixado pelo PAICV? Pensavam que iam encontrar a papinha feita? Não meus senhores, Governar Cabo Verde é transformar o Impossível no Possível. Se lembram quando o Dr. José Maria Neves disse isto no seu livro, o quê que disse o Ulisses? Que tudo era fácil. Então, AGUENTEM. Não são problemas criados pelo PAICV, mas sim problemas de Cabo Verde.
Agora, percebo que não é só teimoso, também precisa ir à escola para aprender como se usa certos termos. Não se diz FORAS, mas sim FORA, quando se está a falar no plural. Ok?
Quanto ao resto, o povo está Ragalado. Por mais que o PAICV fez asneira, nada que se compara com as ASNEIRADAS que o MpD fez nos anos 90 e muito menos comparável com o que estão a fazer agora. Vocês, mais do que asneiras, estão a dar cabo d e Cabo Verde. Aliás, este é o vosso timbre. Mas o tempo vai resolver tudo isto. Se QUINZE ANOS não foi suficiente para tomarem juízo, da próxima vai ser 30 ANOS de Castigo.
PAICV é ODEMÓNIO...CREDO CRUZ BATARETO.
Por acaso, sabe dizer-nos porque o povo vos castigou com 15 anos na oposição?
Sabia que da próxima vai ser 20 anos?
Esse gajo é dos De[censurado]dos na Naçao dos mais radicais no seio do MPD. Nao sabe lidar com a oposiçao, que tem que fazer o seu papel. Pena que enquanto ele estava na opisiçao vivia numa boa em Portugal sem saber o que se passava no Pais, agora como de[censurado]do da ocasiao e vivendo no Pais, tem vindo a manifestar tudo quanto é norma numa oposiçao.
Como nao sabe expressar convenientemente vem esbarrar a sua furia na escrita.
Que arrogância e boa lata você tem. Não concentrem em trabalhar para garantirem o necessário para a sobrivivência dos Caboverdianos e ficam aqui a fazerem intrigas e calunias, com mais promessas e mentiras, pensando que estão a engar o povo.
O vosso trabalho é com o povo não o PAICV. O PAICV é oposição e está a fazer o seu trabalho enquanto oposição.
Aí eu Pergunto... O MPD, enquanto era oposição qual era o seu papel? Não faziam o mesmo, até pior?
Agora um concelho. É melhor trabalharem mais e melhor porque estão a dar a oposição campo de actuação e eles tendo argumentos fortes têm que agirem. Concentrem em CV e deixem de disculpas farrapadas porque isto não cola. O Povo está farto das vossas lábias.
Porque não te calas homem curto!
Além de burro é demagogo e populista!
Os caboverdianos são inteligentes e não vão em cantigas para boi dormir.
Onde estão os 11 aviões da TACV?
Onde estão os 9 mil empregos/ano?
Onde está o aumento dos vencimentos?
Onde está o crescimento económico a 7% ano?
Onde está a felicidade?
Onde estão as soluções para Chã das Caldeiras?
Onde está a mitigação da seca?
Onde está a regionalização de São Vicente?
Onde está a isenção das propinas até ao 12º ano?
Onde está a segurança?
Como estão as evacuações de doentes via Binter?
E tudo o MpD levou nos seus compromissos para o espaço das mentiras!
Emanuel vai apanhar coquinhos lá em São Domingos com a tua concubina.