Pub
Por: DRC

A Cabo Verde Airlines (CVA) tem-se revelado um saco sem fundo. Nessa companhia aérea, “o dinheiro que não acaba mais” não tem tido qualquer impacto no manancial de somas, subtrações e saldos apurados ou por apurar. A posição do governo em relação a esta empresa, hoje propriedade de um grupo privado estrangeiro, tem sido um calvário penoso para o tesouro público e para o equilíbiro e a sanidade coletiva da nação.

olavo correia vs ulisses

Depois de um aval de 20 milhões de euros, seguido de mais um de 12 milhões de dólares americanos – este último desprezado pelo PCA da empresa, Erlendur Svavarsson, que imediatamente se mostrou descontente com o montante – eis que em setembro, o governo aprova mais uma resolução autorizando o tesouro público a conceder um aval para mais “um empréstimo bancário de emergência, junto da Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), no valor de 100 milhões de escudos”.

tacv1

Com data de vencimento de 12 meses, em conformidade com o período de utilização e o prazo de amortização do empréstimo, nos termos aprovados pela CECV, a referida resolução entraria em vigor no dia 27 de setembro, um dia após a sua publicação no Boletim Oficial.

Pouco mais de um mês, o governo volta a aprovar mais uma resolução, autorizando a direção geral do Tesouro a conceder mais um “aval adicional aos transportes aéreos de Cabo Verde, Cabo Verde Airlines, no valor de 118 milhões de escudos”. Este aval visa “garantir parte do empréstimo bancário junto do International Investment Bank (IIB), no valor de 218 milhões de escudos”.

De acordo com a referida resolução, publicada esta terça-feira, 3, com entrada no dia seguinte à publicação, dos 218 milhões de escudos, “o montante remanescente de 100 milhões, fica coberto com o anterior suporte concedido, em forma do aval do Estado, até ao limite de 12 milhões de dólares americanos”.

Este novo aval do governo tem um prazo de validade de 7 anos, tendo o financiamento um período de utilização de 24 meses e de amortização de 60 meses, ou seja, 5 anos.

tacv

Ao ler essas resoluções certamente que muitas questões surgem na cabeça dos cabo-verdianos. E dúvidas. E indignação. Sobretudo porque ainda as palavras do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, a respeito do financiamento público na companhia TACV, soam frescas nos ouvidos da nação, quando afirmara na comunicação social de que, a partir da privatização, o Estado não iria gastar um único centavo do dinheiro público com a empresa.

Este governo é ridículo! E anda a ridicularizar o Estado. Vende a empresa por tuta e meia, não recebe um único centavo – pelo menos nunca mostrou ter recebido – assume todos os passivos e ainda por cima tem a coragem de financiar os novos donos – os islandeses.

Afigura-se, efetivamente, tratar-se de um ato de puro masoquismo, sobretudo agora que a companhia se encontra paralisada, sem aviões, e consequentemente, sem qualquer atividade operacional e comercial.

Naturalmente que não se aceita que os cabo-verdianos sejam masoquistas. Um povo que enfrentou a escravatura, o poder colonial, venceu a luta contra a seca, aprendeu, parafraseando o poeta, Ovídio Martins, com as cabras a comer pedra para não perecer, é naturalmente um povo que ama demais a si mesmo e ao seu país, de modo que não tem, e jamais terá, qualquer vínculo com o estilo e a forma de governação que Ulisses Correia e Silva e Olavo Correia estão a praticar no país e naturalmente com os recursos estratégicos nacionais.

A Cabo Verde Airlines (CVA) tem-se revelado um saco sem fundo. Nessa companhia aérea, “o dinheiro que nunca mais acaba” não tem tido qualquer impacto no manancial de somas, subtrações e saldos apurados ou por apurar. A posição do governo em relação a esta empresa, hoje propriedade de um grupo privado estrangeiro, tem sido um calvário penoso para o tesouro público e para o equilíbrio e a sanidade coletiva da nação.

Comentários  

+1 # Sergio Corra 06-11-2020 07:33
Considerado que os nossos políticos não são estúpidos, em baixo dos empréstimos (estúpidos) há claramente interesses obscuros que não pode declarar.
Responder
+1 # Alinho Semedo 05-11-2020 15:43
Grande problema de Cabo Verde é o Sr. Olavo Correia. este homem vai acabar com o pais.
Responder
-1 # TRABESSA 04-11-2020 21:07
Uma coisa é certa o MPD tem.de accordar e saber que o principal derotado nas eleições do MPD Tarrafal é mesmo o candidato esperemos que o MPD não volte a dar os mesmo erros em teimosamente ir forsosamente com o mesmo candidato para legislativas . Não queremos O povo quer o presidente José Soares ou seja ex autarca . Pensem bem antes de trazer pessoas desconhecidas para Santiago Norte . Para Tarrafal o MPD tem que repensar que todos os candidatos do MPD não conseguem tirar votos nos seus proprios bairros . Reparem nem o candidato à presidente conseguiu safari no seu proprio bairro. PONTA Lagoa disse não ao candidato Celso Ribeiro.
Responder
-1 # SÓCRATES DE SANTIAGO 04-11-2020 12:00
Ao que já chegamos! O nosso País nas mãos de governantes delinquentes e irresponsáveis, afundando- se lentamente, tristemente, neste fétido lamaçal do MPD.
Responder
+1 # Credo! 04-11-2020 08:19
Emprestar dinheiro ao banco para pagar salário?

Óh diós nhu lebano so si
Responder
0 # CASIMIRO CENTEIO 04-11-2020 04:30
- OS MONTES POR MAIS ALTOS QUE SEJAM, CAEM AS SUAS SOMBRAS AO POR-DE-SOL !

Alguém honesto pode contabilizar quanto é que o governo do mpd tem concedido em aval e injetado diretamente dos Cofres do Estado à CVAirlines ?

Segundo os dados apurados (só do que se sabe ), são : 2.437.080.000$00 !!! Cerca de 2,5 biliões de escudos !!!

O Estado de Cabo Verde não tem avião, não tem TACV e, CVA também não é caboverdeana !

Não acham, caros cidadãos, que os gravíssimos danos causados pela desgovernação do mpd ao Estado de Cabo Verde devem chegar às barras da Justiça futuramente ? Sobretudo porque os processos que envolvem essa suja negociata, como se pode ver, é absolutamente intransparente ?!

Mpd aparece, mais uma vez, na cena política caboverdeana como uma desgraça funesta, que urge enfreá-lo e exigir-lhe todas responsabilidades advenientes da sua desastrosa governação !

Os estigmas já deixados por esta desgovernação perdurarão por longos tempos no tecido social nacional, cujas consequências constituem uma prole muito nociva por uma longa geração !

Podem crer que os erros e o comportamento groseiros iterativos desse governo infirmam o carácter e a imagem deste perante o público julgador, no momento oportuno !
Responder
+1 # CABRA PRETA 04-11-2020 00:16
Esses dois BANDIDOS já deviam estar afastados das funções, atirados para atrás das grades, aguardando julgamento, e o país sob um governo de gestão corrente até as próximas eleições.
Responder
-9 # BMP 03-11-2020 22:37
Não deixa de ser interessante constatar o ridículo deste articulista que confunde aval (fiança) com financiamento, ou seja, meu caro senhor, há sempre limite para imbecilidades!

O que está a acontecer é o endividamento da empresa junto dos bancos, provavelmente para pagar salários e outras despesas inadiáveis. Um dos sócios com 49% está a servir de avalista, porque doutra forma Banco nenhum dará crédito.

Acontece que este sócio, ou seja o Estado, tem uma das duas opções, ou dá aval para a empresa se endividar ou então terá de pagar directamente os salários, ou ainda alternativamente terá de suportar, à custa de todos nós, a indemnizacao de todos nós, incluindo o DRC, com o despedi-me dos actuais empregados.

O que preferirá o DRC?
- despedimento de todos os trabalhadores?
- pagamento directamente pelo Estado dos salários aos trabalhadores?
- ou prefere que os trabalhadores fiquem sem nenhum rendimento?

Tão simples como isto, camarada DRC!
Responder
0 # Alécio Romão 29-11-2020 16:48
E é claro que o Sr. também não saberá qual as implicações de se ser avalista! E vou-lhe eu dizer!

"para a empresa se endividar ou então terá de pagar diretamente os salários"???

Não é bem assim. Mas enfim, não tendo até hoje esclarecido em que moldes se fez o negócio, não como o sabermos... (O sr talvez saiba e nos queira contar..)

Mas entretanto, uma ressalva: Realmente não há limites para imbecilidades!

E isso pelo facto do sr não saber ou fingir que não sabe que quem terá de pagar, caso a empresa não pague, não é "Ele, o Governo! (até porque duvido que ao fim dos 7 anos, ele aí ainda esteja para lidar com esse "pepino". Seremos todos nós, contribuintes, a pagar o que o seu credor não paga, com o dinheiro de todos nós, pela falta de visão e irresponsabilidade desse Governo! Entretanto, como andam estas "garantias" onde andam os aviões? E a companhia?

Porque não criarmos empresas para pagar salários a trabalhadores em casa, companhia aéreas ou não? Ou damos avais a empresas fictícias para que o estado não tenha de ser acusado de não pagar salários? É esta a grande "magia desses "altos gestores? É essa a (di)ssolução!

Porque dizer que se "resolveu os problemas" de uma empresa, "inactiva" sem rendimento, dando um aval para a mesma contrair dívidas para continuar a pagar salários a trabalhadores de empresa que na prática "não existe" e que eventualmente nem voltará a funcionar, é pior do que ir ele mesmo, o estado, pagando os salários! A única coisa é a transferência de (ir) responsabilidade para o intermediário! Sem contar com o pagamento dos juros! Até quando se pretende continuar com essa manobra ridícula??!!

A isso Senhor "Baixo e Míope Politiqueiro" se chama "Tapar o Sol com a Peneira!"
Responder
+2 # MPdiabo 04-11-2020 10:46
Acionista com 49% serve de avalista e o acionista maioritário? se a empresa foi privatizata porque não é estratégico e nem é instrumento de politica pública. e agora? Sendo o estado, acionista minoritáio, avalista do empréstimo, cabe à ele, em última instância, assumir essa dívida e o acionista minoritário, nãoe stá assumindo quaisquer riscos,
Responder
0 # Pedro 07-11-2020 00:52
O Estado atualmente é detentora de 39 % porque vendeu 10% aos trabalhadores. A empresa é autorizada a fazer uma dívida de 100 mil contos e tem que ser paga em 12 meses. A empresa neste momento não arrecada nada , porque não funciona , fica a dúvida se não pagar !!!! Quem irá assumir a dívida ???? Claro que é o povo.
Responder
-1 # Maika 03-11-2020 23:44
IDIOTA!!
Responder
-6 # MPdiabo 04-11-2020 10:47
e o Maika é ignorante e puxa-saco e anti patrotico.
palerma
Responder
-2 # JpB 03-11-2020 21:44
"pois todos os que lançam mão da espada pela espada morrerão!"
Responder